Foto: www.sorayavipoesias.blogspot.com.br

Por: Mari Carla Giro

A Q! Revista entra na mais nova modinha das redes sociais e traz uma edição especial da coluna “Histórias da História”. Se Itatiba pudesse fazer uma lista, como ela seria?

1- Fui a cidade onde Gugu Liberato começou a carreira de apresentador
Verdade! No final dos anos 1970, o jovem Gugu – que conheceu a cidade como produtor de TV – liderava um programa de entretenimento na extinta Rádio Progresso AM, hoje CRN.

2- Decepcionei o Rei….
Outra verdade. O cantor Roberto Carlos, quem diria, já fez dois shows na terrinha. Na segunda ocasião (a primeira lá pelo fim dos anos 1960, foi no Cine Marajoara, hoje Casas Bahia) num período um tanto obscuro de sua carreira – e ainda sem os tradicionais especiais de fim de ano na Rede Globo – o Rei cantou no Ginásio de Esportes “José Boava”. O problema é que quase ninguém apareceu. Os organizadores então saíram enchendo Kombis pelas ruas da cidade, oferecendo transporte e ingressos gratuitos para garantir a plateia!

3- …..mas fiz sorrir um Presidente dos Estados Unidos…..
Bill Clinton não economizou sorrisos quando esteve em Itatiba. Pouca gente viu, mas em 2001 o ex-presidente norteamericano passou um dia jogando golfe na cidade. E não veio só: além de um mega batalhão do FBI, trouxe o astro de cinema Anthony Hopkins para a terrinha!

4- Um não….Dois: Trump !
Ele mesmo! Muito antes de ser o homem mais poderoso do planeta, Donald Trump brilhava os olhos com megaempreendimentos. No começo dos anos 2000, Itatiba foi o lugar escolhido para um deles, o Villa Trump, condomínio com campos de golfe, na estrada para Morungaba. A obra nunca saiu do papel, mas agitou os meios imobiliários da região na época.

5- Fui escolhida como moradia por dois grandes humoristas
Já que o assunto é sorriso, Itatiba foi a casa do humorista Zé Vasconcellos – que viveu seus últimos anos na cidade – e ainda é a do ator Luis Gustavo, reverenciado por seus papeis de humor. “Tata”, como é conhecido, é figura fácil por aqui.

6- Justin Bieber fez rally nas minhas colinas
Sim! Verdade! Mas não deve ter sido tão divertido assim para o astro pop. Em 2011, quando veio a São Paulo para shows, Bieber resolveu trazer a namorada de então, a atriz Selena Gomes, para passear no campo, e – adivinhem – jogar golfe. Mas choveu, demais. E o canadense só viu mesmo foi é lama.

7- Tenho uma igreja batizada com nome de fruta
Verdade verdadeira! A tradicional igreja católica de Santo Antonio do Abacaxi deve ser a única no mundo a unir o santo italiano e a fruta tropical. Tudo isso porque o terreno que abriga o templo desde o século 19 era inicialmente uma plantação de….. abacaxis!

8- Abrigo a maior coleção de uísque das Américas!
Uma verdade quase secreta, já que o acervo não é aberto ao público. É em Itatiba que fica a Catedral do Whisky, propriedade particular – e muito bem segura – onde estão expostas mais de 23 mil garrafas raras e curiosas da bebida.

9- E um dos últimos cineclubes do país
Verdade que orgulha cinéfilos. Com a expansão dos cinemas em shopping, salas dedicadas à arte estão em extinção no país. Itatiba tem um – com sessões semanais gratuitas – mantido pelo artista e cantor itatibense Alan Duarte.

10 – Tenho irmãs na Itália, Japão e Argentina
Legítimas, são duas: Tosa, no Japão e Toro, na Itália. E a Argentina? Pois é….. nesse país não há irmãs, embora o país todo seja um hermano de negócios da terrinha: é pra lá que vai boa parte das exportações locais.

Veja também

Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, a mão de direção no trecho …

2 comentários

Deixe uma resposta