Home / Destaques / A importância da iniciação musical

A importância da iniciação musical

Por maestro Marcelo Fagundes

Poucos nascem com habilidades musicais, o que chamamos de dom musical, mas isso acontece com uma minoria que acaba por ganhar destaque ao longo de seu desenvolvimento, aliando o talento ao estudo e esforço diários para o aperfeiçoamento. E, a iniciação musical, ou musicalização, é isso: a construção do conhecimento musical, despertando, desenvolvendo, estimulando e contribuindo para a formação do ser humano.

A música voltou a ser uma matéria obrigatória em 2011 nas escolas do governo, e para todas as séries, graças a um projeto de Lei que demorou mais de 10 anos para ser aprovado. Isso garantiu a introdução ao universo musical já na pré-escola, com atividades lúdicas que desenvolvem os diversos sentidos das crianças, tão importantes para a formação pessoal, como a percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, entre outros.

Estudos também mostram que crianças a partir dos 2 anos de idade já têm a capacidade de participar de atividades desse tipo, apresentando progressos em seu desenvolvimento de forma muito nítida quando comparadas às crianças que não estão expostas e recebem pouco estímulo musical.

O ideal é que as crianças vivenciem a musicalização antes de ingressar em um curso para a prática de um instrumento musical específico, pois é nesse momento que as mesmas têm contato com o universo da música de maneira mais ampla, passando pela fase da experimentação e descoberta, mostrando depois desse período, sua capacidade para expressar seus sentimentos através da música e instrumentos.

A iniciação musical também permite que a criança, e não os pais, escolha com segurança o instrumento com o qual tem mais afinidade, tornando assim o aprendizado teórico mais fácil e intuitivo.

A fase ideal para o início do aprendizado de um instrumento específico é juntamente com a fase final da alfabetização, por volta dos 6 ou 7 anos. Já para os adultos, sempre é tempo de aprender!

Lembre-se que faz parte do universo das crianças bater palma, marchar, dançar, cantar, tocar tambor, brincar com ritmo. Desde pequenas, as crianças são estimuladas pela musicalização, influenciadas positivamente em áreas como expressão, relacionamento social, cultural e raciocínio lógico matemático.

Isso tudo é trabalhado na infância como se fossem brincadeiras. Porém, na verdade, são estímulos importantes para uma vida adulta, mesmo que a criança não venha a ter vontade de tocar um instrumento musical, este aprendizado inicial nunca será perdido.

E, depois de tudo isso, há que se convir que nunca é tarde para começar. Por isso, traga a música para sua vida. Seus benefícios são incríveis!

Maestro Marcelo Dantas Fagundes

é músico, maestro, arranjador, compositor, pesquisador musical, escritor, professor, editor, membro da ABEMÚSICA (Associação Brasileira de Música) e um dos idealizadores da Revista Keyboard Brasil, publicação digital e gratuita, pioneira no Brasil no mercado das teclas ao aliar a interatividade em suas matérias (www.keyboard.art.br). Contato: (11) 9-9656-9137

q boteco

 

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta