Home / Destaques / A importância da Odontopediatria até mesmo antes do seu nascimento!!

A importância da Odontopediatria até mesmo antes do seu nascimento!!

Juliana Feres - CRO-SP 93.255
Juliana Feres – CRO-SP 93.255
O momento ideal de uma criança ter contato com o consultório odontológico é antes mesmo de seu nascimento, na barriga da mamãe. Neste momento a mamãe recebe as orientações de higiene bucal do bebê até a fase da adolescência, bem como sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento orofacial e hábitos como mamadeira, chupeta, crianças que chupam o dedo, entre outros.

Além de todas essas informações é de grande importância que a mamãe também receba o tratamento odontológico adequado a fim de não trazer problemas para o bebê. Há, por exemplo, risco de parto prematuro por conta de problemas gengivais que podem ser evitados com acompanhamento de um profissional dentista e sua intervenção com procedimentos necessários e orientações sobre a higiene bucal.

A partir do nascimento do primeiro dentinho já podem ser realizados profilaxia (limpeza) e aplicação tópica de flúor, juntamente com um correto exame clínico feito pelo dentista.

A prevenção da doença cárie e gengivite em crianças é realizada tanto no consultório odontológico como em casa, com a colaboração dos pais e da criança. Fatores contribuintes realizados em casa são: uma correta higienização bucal que engloba escovações nos horários corretos e com a pasta indicada pelo profissional bem como o uso do fio dental e antisséptico bucal. Um controle da dieta adequada por parte dos pais é essencial, controlando a quantidade, a qualidade e a textura dos alimentos ingeridos pela criança, pois existem alimentos como: bala, chiclete e bolachas recheadas que se aderem de forma bem firme aos dentes e são ricos em açúcar o que colabora muito para o aparecimento de lesões de cárie.

É mito acharmos que não precisamos tratar os dentes decíduos (“de leite”) das crianças. Eles doem tais como os permanentes, não havendo diferença alguma. A falta de cuidado dos dentes “de leite” pode acarretar graves infecções e afetar até mesmo os dentes permanentes que estão em formação. A perda precoce desses dentes pode levar a problemas ortodônticos e até mesmo gerar um trauma por conta da estética da criança que fica comprometida.

acqua02

A frequência com que a família deve levar seu filho ao dentista deve ser avaliada pelo profissional e é individual para cada paciente, de acordo com o risco de atividade de cárie. Por isso a importância de levar o bebê para uma avaliação inicial.

A prevenção e mais rápida, indolor e mais barata!

Nunca incentive o medo. Cada um tem as suas próprias experiências e estes medos não devem ser transferidos para as crianças. Isto atrapalha o tratamento e cria nelas expectativas negativas que poderão contribuir para um trauma futuro.

Agende já uma avaliação para o seu pequeno. Atendemos convênios e particulares.

acqua03Onde encontrar:
Dra. Isabele Lopes Vulcano Mourtada
Responsável Técnica – CRO-SP 64.850

Acqua odontologia:
Unidade I: Campinas
Av. Bandeirantes 174, Bairro Cambuí
Tels.: 19 2515666 / 19 32954379

Unidade II: Itatiba
Av. Francisco Glicério 124, Bairro Centro
Tels.: (11) 4487-1860 (11) 4487-2387
Whats app: (11) 99679-995

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta