Home / Cultura / ‘Abajur Lilás’ de Plínio Marcos será encenado em Itatiba

‘Abajur Lilás’ de Plínio Marcos será encenado em Itatiba

teatro - abajur lilás (2)

Itatiba recebe no próximo dia 15 de março, um domingo, às 20h, no Teatro Ralino Zambotto o espetáculo ‘Abajur Lilás’, um dos mais consagrados textos de Plínio Marcos. Remontado em 2014, ano que marcou os 15 anos da morte do autor Plínio Marcos e os 50 anos do início da Ditadura Militar no Brasil, o espetáculo traz a Companhia Triptal dirigida pelo ator e diretor André Garolli. No elenco os atores Fernanda Viacava, Isadora Ferrite, Josemir Kowalick, Daniel Morozetti e Carol Marques. 

O espetáculo é voltado para o público adulto. A ação ocorre num prostíbulo onde vítimas do autoritarismo do cafetão Giro, as prostitutas Dilma, Célia e Leninha, na sua insubmissão, encarnam diferentes forças atuantes dentro de uma sociedade fictícia. Um ambiente onde os jogos de poder e os conflitos de interesses podem reduzir o valor da vida a menos que um abajur lilás.

Violência
Ainda que funcione como uma alegoria da sociedade, o espetáculo também funciona em um nível mais pessoal, mostrando que a violência contra a mulher é reflexo de uma violência mais abrangente. Assim, Abajur Lilás está inserido na campanha ‘Itatiba em Defesa da Mulher, Contra a Violência’, uma mobilização proposta pelo Fundo Social de Solidariedade de Itatiba neste mês de março, considerado o mês da Mulher, que visa a conscientização da comunidade sobre este tema.

A apresentação faz parte do Circuito Cultural Paulista, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de Itatiba e coprodução da Associação Paulista dos Amigos da Arte – APPAA. Os convites são gratuitos e estarão disponíveis no Museu Municipal ‘Padre Lima’ a partir da próxima terça-feira, dia 10 de março. Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada. O Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, que encaminhará os donativos às entidades assistenciais da cidade, solicita que seja observado o prazo de validade dos produtos doados. Solicita-se também que o público esteja atento ao horário e a classificação do espetáculo.

Serviço

‘Abajur Lilás’

Domingo, 15 de março, às 20h

Local: Teatro Ralino Zambotto – Rua Romeu Augusto Rela , 1100 – Bairro do Engenho
Convites: Distribuídos gratuitamente no Museu Municipal ‘Padre Lima’ (Praça da Bandeira, 122, Centro, fone: 4524-1264) a partir do dia 10 de março. O Museu funciona de terça à sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada.

Classificação: 16 anos

Duração: 60 minutos

teatro - abajur lilás

Veja também

Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, a mão de direção no trecho …

Deixe uma resposta