Home / Destaques / Acidente de trabalho e CAT, o que é isso?

Acidente de trabalho e CAT, o que é isso?

Todos já ouvimos falar na televisão ou em conversas de amigos sobre o acidente de trabalho, mas afinal o que é isso?

Segundo o conceito prevencionista, o acidente do trabalho pode ser definido como uma ocorrência não programada, inesperada ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo útil ou lesões aos trabalhadores e/ou danos materiais.
“Em resumo, o acidente do trabalho é todo acidente que o trabalhador venha a sofrer quando o mesmo está em seu horário habitual de trabalho, seja no ambiente da empresa ou a serviço da mesma, ou em seu trajeto (Casa x Trabalho / Trabalho x Casa)”, é o que explica o Técnico de Segurança do Trabalho Altieres Bertazi.
O acidente do trabalho, infelizmente, aconteceu. E agora, o que fazer?
Deve ser emitida logo após o acidente (podendo ser emitido até o primeiro dia útil após o acidente) uma CAT – Comunicado de Acidente do Trabalho.
A CAT é um documento usado para comunicar ao INSS que determinado colaborador sofreu um acidente de trabalho ou doença ocupacional. É também a principal ferramenta de estatísticas de acidente de trabalho da Previdência Social.
É importantíssimo comunicar o acidente junto ao INSS, pois somente assim o mesmo poderá dar seguimento ao amparo que é dado ao trabalhador acidentado ou vítima de doença ocupacional.
As empresas que omitem tal informação ficam sujeitas a sofrerem penalidades (multas), segundo artigo 22 da LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

PARA SABER MAIS:

Clinseg Medicina e Segurança do Trabalho
Tel.: (11) 4524-3041 / 4487-7079 / 4534-2164 | Av. Senador Lacerda Franco, 515 – Centro
Horário de funcionamento: Seg. à Quinta das 7hs às 17hs e Sexta das 7hs às 15hs
e-mail: contato@clinsegitatiba.com.br | Facebook: www.facebook.com/clinseg?fref=ts

 

Veja também

Melhor Estudante da Escola Pública é da EMEB Vera Lúcia

No dia 21 de novembro, Prefeitura de Itaitba e Rotary Club anunciaram o vencedor do …

Deixe uma resposta