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Motoristas foram orientados sobre a necessidade de ter a Licença do DETRAN para poder realizar o serviço de van escolar.

Agentes de Trânsito e GMs realizam inspeção em vans escolares

Desde quarta-feira, dia 15 de março, os Agentes de Trânsito e a Guarda Municipal da Prefeitura de Itatiba realizam uma fiscalização educativa de vans escolares.
A ação tem o intuito de orientar os condutores, a princípio, da necessidade de ter a Licença do DETRAN para poder realizar o serviço de transporte escolar. Caso o mesmo ainda não o possua, é aconselhado seu comparecimento imediato ao DETRAN de Itatiba (antiga CIRETRAN) localizada junto à Delegacia de Polícia, para dar início à regularização da sua situação.
“Esta primeira fase da fiscalização será somente para orientação, mas num futuro próximo, fiscalizaremos junto com a Polícia Militar, quando, se for necessário, haverá a recolha das vans que estiverem em situação irregular”, comentou o Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, João Maioli.
Nesta primeira semana, as fiscalizações ocorreram nas Emeb’s ‘Coronel Júlio César’ e Francisco Rodrigues Barbosa’ (Chico Peroba), onde foram abordados, até então, 35 vans e um outro veículo modelo Fusca, que realizava o serviço de forma irregular. Destes, somente cinco apresentaram a documentação em ordem.
“Vários alegaram ter a documentação, mas não portá-la no momento e outros ainda estarem em processo de regularização”, acrescentou o Secretário.
A equipe dos Agentes de Trânsito realizou também vistorias completas nos veículos escolares para analisar estado de segurança das vans. Após isso, foram ouvidas as reivindicações da categoria de condutores de vans, principalmente no que tange à exigência de monitores para veículos que transportam estudantes com idade inferior a 10 anos.

Veículos abandonados

Se o proprietário não realizar a remoção do veículo após a notificação, a Prefeitura autoriza o guincho a retirá-lo da rua.

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, também realizou na última quinta-feira, dia 16 de março, o recolhimento de 13 veículos abandonados pelas vias da cidade.
Em geral, moradores realizam denúncias para a Prefeitura sobre um veículo em estado de abandono. Em seguida, os Agentes de Trânsito realizam uma averiguação das condições em que o automóvel se encontra e após isto, pregam um selo de aviso no carro. Uma vez passados 30 dias sem que o proprietário do veículo execute a remoção, o Departamento de Trânsito da Prefeitura encaminha uma notificação ao responsável e publica a informação na Imprensa Oficial.
Se mesmo assim o proprietário não tomar nenhuma medida, a Prefeitura aciona um guincho para retirada do automóvel, que fica retido em um pátio particular.
Para realizar denúncias sobre veículos abandonados em Itatiba, o munícipe deve entrar em contato com a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, no departamento de trânsito, pelos números (11) 3183-0692 e (11) 3183-0673.

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