Home / Destaques / Aicita apoia movimento que incentiva compra de pequenos negócios

Aicita apoia movimento que incentiva compra de pequenos negócios

O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de outubro, próxima segunda-feira, como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Esta é uma iniciativa inédita, que abrange todo o País, para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas.

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), que há mais de dez anos promove a Campanha Itatiba Eu Compro Aqui, também apoia a ação que é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de dez milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.

Em Itatiba, quase 40 estabelecimentos estavam cadastrados até setembro. As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total dos empreendimentos brasileiros, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.

Cadastro

Uma página na internet (www.compredopequeno.com.br) explica o movimento, disponibiliza materiais de divulgação para download e relaciona negócios que já aderiram à ideia. Dessa forma, torna-se vitrine para empresas de norte a sul: um sistema de geolocalização permite buscar nesse banco de fornecedores aqueles que estão mais próximos e oferecem a mercadoria ou o serviço desejado.

Os empreendedores poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho. Quando preferem produtos e serviços de microempreendedores individuais e de micro e pequenas empresas, as pessoas dão poder ao segmento. Daí o slogan da campanha: “Esse negócio também é seu”.

Para a sociedade

Há 42 anos, o Sebrae prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. “É claro que todo dia é dia de comprar do pequeno. Mas agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, destacou o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

“A expectativa é que o 5 de outubro se torne uma data em que as pessoas preferencialmente comprem das micro e pequenas empresas e assim colaborem com o crescimento da economia brasileira”, ressaltou Barretto. Estas informações estão publicadas na edição de outubro do Informativo da Aicita.

Texto: Tatiana Petti/Aicita

Compre do Pequeno

Veja também

Evento Polo Casa Vip

Um grupo de 21 empresários teve uma ótima iniciativa e montou um polo com diversos …

Deixe uma resposta