Home / Destaques / Aicita solicita intervenção na Rotatória do Rotary

Aicita solicita intervenção na Rotatória do Rotary

O fechamento de duas alças da Rotatória do Rotary, em frente ao Extra, pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER), no dia 13 de junho, afetou o comércio local. Mesmo que a alteração seja realizada, a princípio, em caráter experimental, por 90 dias, portanto até 13 de setembro, já se nota o impacto na economia. A significativa queda da movimentação levou a Aicita a realizar diversas reuniões com órgãos competentes a fim de resolver a questão.

Após algumas reuniões e iniciativas (confira abaixo o cronograma de ações realizadas), a Promotoria de Justiça de Itatiba agendou para quinta-feira (6/8), reunião com as partes envolvidas: DER, Prefeitura de Itatiba e Aicita. O encontro ocorrerá às 14h, no gabinete da Promotoria. Neste encontro, poderá ser assinada a proposta de abertura da passagem da rotatória à Rua Luiz Scavone em determinado período, exceto o horário de pico, com maior movimento, permitindo a fluidez do local.

Impactos

O DER apresentou a proposta de fechamento de duas das alças da Rotatória, levando em conta o dado apurado de que 70% do tráfego do local compõem-se por veículos de passagem, composto por usuários da Rodovia e não da cidade, conforme informações da Prefeitura de Itatiba. No entanto, para os 90 comércios da Rua Luiz Scavone, afetada com a mudança, é importante o local ser uma via para veículos de passagem. Grande parte dos clientes da rua em questão, com ampla diversidade de itens para consumo, é composta por turistas.

A preocupação principal é que, com o fechamento da entrada principal e tradicional da cidade, os motoristas de passagem deixem de consumir em outras vias do município, além da Luiz Scavone. Com o consumo em queda, principalmente na atual situação econômica nacional, pode-se gerar desemprego e diminuição do dinheiro que circula no município, o que vai interferir na economia local. Além da queda no faturamento, os empresários presentes também se mostraram preocupados com a dificuldade de pedestres realizarem a travessia na rotatória e com a alta velocidade no local, já que com o desvio houve aumento na fluidez no trânsito.

Cronograma de ações realizadas:
• No dia 18 de junho, cerca de 50 empresários estiveram no Salão de Cursos da Aicita para discutir sobre as alterações;
• Dia 2 de julho, reunião na Prefeitura de Itatiba, com a presença do prefeito João Fattori;
• Dia 16 de julho, reunião com a 1ª promotora, dra. Ana Paula Nidalchichi Ribeiro, onde foram registradas, junto ao Inquérito Civil, as informações apresentadas;
• Dias 20 e 22 de julho, reunião na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, com a presença do secretário Erick Carbonari, além de Manoel A. Sanfins (diretor municipal de Trânsito), o presidente Helcio Monte Junior e a advogada dra. Vânia Baptistella (ambos da Aicita);
• Dia 23 de julho, reunião no DER.1 Campinas, com a presença de Valdecir Vieira (à época, diretor substituto do DER), Erick Carbonari, Manoel A. Sanfins, Helcio Monte Junior, vereadores e empresários envolvidos.

Texto: Tatiana Petti/Aicita

Veja também

Festa Q Hollywood – Cobertura Padovani Fotografias

Confira as fotos incríveis que nosso fotógrafo fez da festa Q Hollywood, que aconteceu no …

Deixe uma resposta