Home / Destaques / Arteterapia, o que é?
Aline Rossi - Psicóloga

Arteterapia, o que é?

Se ainda não conhece seus efeitos, você vai se encantar quando for apresentado a ela!

A Arte sempre foi utilizada pelo homem como instrumento para expressar algo. Desde os primórdios da humanidade ela existe como uma maneira simbólica de registrar vivências, rituais e sentimentos, seja nas cavernas primitivas ou nas produções de grandes obras de arte da modernidade. Mas, com os passar do tempo e a formalização da escrita, essa expressão simbólica foi cada vez menos valorizada e mais distanciada da nossa vida cotidiana.

“É comum ouvirmos dizer que desenhar e pintar são coisas para criança. Na verdade, utilizar de materiais artísticos para relaxar ou expressar sentimentos e ideias deveria fazer parte do nosso dia a dia, inclusive enquanto adultos”, ressalta a psicóloga Aline Rossi.

Vivemos as loucuras da rotina diária entre escola, trabalho, cursos extras e compromissos mil. As atividades estão cada vez mais direcionadas para funções específicas, o que nos exigem muito o agir e pouco o uso das habilidades criativas. Restam-nos poucos momentos para refletir sobre quem somos, sobre nossas angustias e dúvidas, sobre projetos para a vida, sobre os relacionamentos que cultivamos e sobre o que se passa na mente e no coração. E a única verdade é que, esses detalhes são os pilares capazes de nos sustentar nessa vida agitada, por isso a importância de mantê-los fortes. Parar por alguns instantes, olhar para dentro de nós e enxergar a nossa essência é fundamental para alavancar o sucesso, seja ele na vida acadêmica, profissional ou pessoal.

“A Arteterapia surge como instrumento potencializador e facilitador no desenvolvimento da capacidade criativa necessária para conquistar o que almejamos. Os atendimentos acontecem individualmente ou em grupo e neles utilizamos diversos materiais artísticos, tais como tintas, lápis coloridos, giz de cera e pastel, argila, areia, sucatas, linhas e bordados, papel machê, mitos, contos e outros, visando expressar simbolicamente questões pessoais. O objetivo é ampliar a consciência sobre nós e nossas existências, propiciando mudanças psíquicas, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal”, conta Aline.

A Arteterapia é transformadora, justamente por praticar o intercambio entre o que há de consciente e inconsciente em cada um, além de equilibrar a energia psíquica que fará fluir com equilíbrio e naturalidade nossas atitudes.

Qualquer pessoa pode se beneficiar. Em qualquer idade, sendo portadora de necessidades especiais, estando enferma ou saudável. Não importa se possui habilidades para produções artísticas ou não, isso por que não estamos falando de um trabalho pautado em técnicas de artesanato, mas sim técnicas terapêuticas que visam ajudar pessoas a encontrar soluções para suas angústias, experiências traumáticas, lutos ou um desejo de recomeço a partir do autoconhecimento.

“Na minha experiência profissional, unindo a Psicologia e a Arteterapia, presenciei diversos momentos de reencontros e reconstruções pessoais. Momentos em que a fala não foi o único instrumento na resolução dos conflitos. Momentos em que o desenvolvimento de dificuldades, seja de ordem cognitiva, de relações sociais e afetivas ou de conflitos emocionais foram claramente trabalhados e concluídos com sucesso”, conclui Aline.

Para saber mais: Aline Rossi 
CRP: 06/95837
Rua José de Paula Andrade,229, Villa Belém – Itatiba/SP
Contato: 11 9.9994-2723 / 4538-5502
e-mail: alinerossi.psi@gmail.com

Veja também

Festa Q Hollywood – Cobertura Padovani Fotografias

Confira as fotos incríveis que nosso fotógrafo fez da festa Q Hollywood, que aconteceu no …

Deixe uma resposta