Home / Destaques / Câncer de mama em animais

Câncer de mama em animais

Dr. Douglas Baptistella

Veterinário Responsável: Médico Veterinário Dr. Douglas Baptistella – CRMV: 32945 – Especializado em Cirurgias de Tecidos Moles – ANCLIVEPA

Saiba como detectar e tratar a doença do seu bichinho de estimação

Outubro é o mês do combate ao câncer de mama. E você sabia que a doença também atinge os animais? Entre eles, um dos mais afetados são as cadelas não castradas. “Geralmente, o dono leva o animal ao veterinário para examinar aquele caroço duro que aparece na parte de baixo da barriga. Muitas vezes o veterinário detecta a formação em um exame de rotina. Este tumor pode aparecer em fêmeas após os 5 anos de idade e que não foram castradas precocemente, ou seja, antes do primeiro cio”, é o que diz o veterinário Douglas Baptistella, da Centrovet, em Itatiba.

O importante é que, uma vez feito o diagnóstico, sejam tomadas algumas providências o mais rápido possível, tais como: fazer exames de ultrassom e raio x para saber se o câncer não se espalhou (metástase) e fazer os exames pré-cirúrgicos e retirá-lo com urgência. “Vale lembrar também que as cadelas não têm mamas, mas sim duas cadeias mamárias, sendo uma de cada lado. O veterinário é quem tem que decidir o quanto da cadeia será retirado. Muitas vezes, retiramos toda a cadeia mamária de um dos lados”, ressalta Douglas.

Outro fato que não pode passar em branco, é o de que toda fêmea canina com câncer de mama deve ser castrada. E isso pode acontecer durante a cirurgia de retirada do tumor. “Dá para castrá-la ao mesmo tempo”, diz Douglas, que completa: “Toda vez que se fizer uma cirurgia, o material deve ser submetido a uma análise (histopatológico) para sabermos o tipo do tumor, se foi retirado totalmente e se vai precisar de quimioterapia”.

A maioria destes tumores é maligno, adenocarcinomas, mas felizmente são lentamente metastáticos, ou seja; demoram a se espalhar. O local mais comum de metástase são fígado e pulmão. O ideal é que os donos estejam sempre atentos e busquem realizar exames de toque de mama, apalpando as duas cadeias de mamas e analisando se sente algum “carocinho”. Comece apalpando a mama perto da perna traseira até as axilas. Caso sinta algo anormal, entre em contato com o veterinário.

Onde Encontrar:
Centrovet – Centro Veterinário 
Rua Herculano Puppo Nogueira, 199 – Vila Belém – Itatiba/SP
Contato: (11) 4594-5886
Facebook: Centrovet

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta