Home / Bem estar / Chá contra ressaca: veja 9 ervas, bebidas e suplementos para o “detox” pós-Carnaval

Chá contra ressaca: veja 9 ervas, bebidas e suplementos para o “detox” pós-Carnaval

hortela - Copia

Chás, suplementos e vitaminas ajudam na recuperação depois da folia

O Carnaval chegou ao fim e, durante a diversão, muitos foliões  acabam deixando de lado os cuidados com alimentação e  extrapolando na bebida. O resultado é a conhecida ressaca,  com sintomas como dor de cabeça, tontura, enjoo, sonolência, entre outros incômodos.  

Veja o que pode ajudar na recuperação pós-Carnaval.

1 – Chá de hortelã

Muito usada para tratar tosses e resfriados, a infusão de folhas de hortelã também é uma aliada para quem exagerou na bebida.  “Além de ser diurético, o chá de hortelã ajuda no combate à dor de cabeça e alivia dores musculares”, explica a nutricionista da Nação Verde, Paula Castilho.

2 – Chá de Quebra Pedra

Quem já teve pedra nos rins com certeza já ouviu falar no famoso chá de quebra pedra. Esse é o nome popular da bebida feita com as folhas de Phyllanthus niruri, erva encontrada em regiões tropicais. Por seu poder diurético, esse chá é também um aliado para a desintoxicação do corpo. “Ele acelera a eliminação do álcool e de toxinas pela urina”, destaca a especialista.

3 – Chá de Cavalinha

Entre as ervas medicinais, a cavalinha é conhecida não só por sua ação diurética, mas também por acelerar o metabolismo e fortalecer o sistema imunológico, que pode ficar debilitado com os excessos dos dias de folia. “O chá de cavalinha é anti-inflamatório, então ameniza dores. Deve ser evitado, porém, por pessoas com pressão baixa e mulheres grávidas“, alerta.

4 – Aloe Vera

A Aloe Vera, conhecida popularmente como babosa, é um tônico geral para o sistema imunitário. Contém cerca de 20 sais minerais, como cálcio, magnésio, zinco, selênio, entre outros. É também fonte natural de vitaminas A, C, E, ácido fólico e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12), que costumam ser eliminadas pelo corpo após a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso. “Por causa da sua composição singular, xaropes e produtos feitos com Aloe Vera são um forte aliado contra a ressaca.

5 – Multivitamínicos

Para repor as vitaminas do complexo B, perdidas por causa da bebida, uma alternativa também é a ingestão de multivitamínicos antes e depois da festa. “A perda da vitamina B1, por exemplo, causa alguns dos sintomas da ressaca, como falta de energia, fraqueza muscular e diminuição da memória. A falta de B2 provoca tonturas. É preciso se precaver para manter as vitaminas em nível normal”, enfatiza.

As cápsulas de vitaminas podem ser encontradas em versões unissex e para mulheres.

6 – Spirulina

A Spirulina, disponível principalmente em cápsulas, é uma alga unicelular verde-azulada. É um antioxidante com alto poder nutricional. Contém vitaminas do complexo B e minerais essenciais para o organismo, mas seu principal destaque é o alto teor de proteínas – corresponde a mais de 60% de seu volume. Sua ingestão inibe o processo de catabolismo muscular (a perda de massa magra dos músculos), uma das consequências da ingestão de álcool em excesso.

7 – Óleo de cártamo

O óleo de cártamo é utilizado como analgésico, anti-inflamatório, diurético, imunoestimulante, anticoagulante, entre outros fins. É mais conhecido, porém, por sua ação na “queima” de gorduras. “Ele ajuda o corpo a utilizar a gordura armazenada como forma de energia”, explica a nutricionista.

Se ingerida antes da festa, torna mais lenta a absorção do álcool pelo organismo. Depois da bebida, dá mais energia ao corpo e age para eliminar mais rapidamente as gorduras que podem ter se acumulado por causa da má alimentação no período. A ingestão do óleo, porém, não deve ser em excesso para não sobrecarregar o fígado.

8 – Isotônicos

Os isotônicos, bebidas à base de água, sais e carboidratos (6% a 8%), são ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor durante o Carnaval. “Se a pessoa estiver desidratada é uma boa solução. Mas vale o alerta: pessoas com insuficiência renal ou outros problemas nos rins devem evitar essas bebidas”, diz.  

Um isotônico natural é a água de coco, que ajuda a restituir o potássio e hidratar o corpo.   

9 – Sucos naturais

Após as comemorações de Carnaval, tome muito suco de frutas. O mais indicado é o suco de laranja com couve, que vai ajudar a desintoxicar o fígado. Os horários indicados para beber o suco são durante o café da manhã ou antes de dormir,  quando a absorção e o aproveitamento dos nutrientes são maiores.

Via Misasi Comunicação

Veja também

Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, a mão de direção no trecho …

Deixe uma resposta