Home / Destaques / Cirurgia ortognática

Cirurgia ortognática

Procedimento é indicado em casos de deformidades dentofaciais e apneia do sono

Por MAIARA LIMA

 

Como resultado da integração entre as especialidades odontológicas da Ortodontia e cirurgia Bucomaxilofacial, a cirurgia ortognática surge como alternativa para pacientes com desarmonias esqueléticas e dentárias – cuja solução não pode ser atingida apenas pelo tratamento ortodôntico – e visa restabelecer um padrão facial harmônico, além de ajudar na respiração e correção da mordida.
Através de procedimentos cirúrgicos nos ossos da face, a cirurgia ortognática pode ser considerada uma reabilitação oral. “Essa cirurgia tem como objetivo a correção das deformidades e disfunções dentofaciais. Seu diagnóstico é realizado com base no exame físico do paciente e exames específicos e o tratamento é realizado em conjunto com o tratamento ortodôntico, visto que as deformidades, geralmente, levam à má-oclusão dental, necessitando de correção da mesma antes da cirurgia” explica o cirurgião dentista José Simão de Oliveira, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
A cirurgia também é indicada para pacientes com disfunções de ATM (Articulação Temporomandibular) e apneia do sono – problema que causa a obstrução das vias aéreas e aumenta a probabilidade de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio. “Os benefícios da cirurgia ortognática são baseados no conceito FAB (Face – Airways – Bite), sigla em inglês para designar Face, Vias aéreas e Mordida, portanto, os objetivos são que o paciente, após submeter-se a mesma, tenha face harmônica e simétrica, vias aéreas permeáveis e mordida correta”, afirma o especialista.
Apesar de parecer uma técnica agressiva, por se tratar de uma cirurgia que reposiciona os ossos, o especialista ressalta que todo e qualquer tratamento cirúrgico é invasivo, porém o que se deve considerar é a relação custo-benefício que é favorável. Para o pós-cirúrgico, a recomendação é repouso relativo de 20 a 30 dias, dieta restrita e, após a recuperação cirúrgica, o acompanhamento fonoaudiológico e fisioterápico.

Dr. José Simão de Oliveira
CD – Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
CROSP 62.399

AV. Independência, 475
Centro – Itatiba/SP
Fone : 11 4524-4320.

Veja também

Concurso Miss e Mister Itatiba

O TB Eventos do nosso querido Toninho Brunhara realizou esse último final de semana no …

Deixe uma resposta