Home / Destaques / Clóvis de Barros esquenta platéia da Aicita ao palestrar sobre ética
Fotos: Padovani Fotografias | Tel: (11) 97245-6005

Clóvis de Barros esquenta platéia da Aicita ao palestrar sobre ética

Texto: Tatiana Petti/Aicita
A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) promoveu na noite fria da última terça-feira (18/07/2017) a Palestra de Atualização Profissional, uma realização do Programa de Parceria Continuada. A atração deste ano foi o renomado professor Clóvis de Barros Filho que palestrou sobre o tema Ética, Liberdade e Iniciativa. Mais de 350 presentes no Teatro Ralino Zambotto se esquentaram com os apontamentos sobre o tema, se divertiram com os causos explicativos, aplaudiram em pé e puderam ir para casa pensando em tantas reflexões apresentadas pelo filósofo.
“A questão de ética é sempre um assunto vigente, em qualquer momento e qualquer situação. Vale para empresa, dentro de casa, com os amigos. É sempre oportuno falar sobre esse assunto. A Aicita acertou mais uma vez”, disse Joelson Sartorato, diretor de Relações Industriais da Associação.
A advogada Andrea Lima também aprovou a apresentação. “Achei muito boa, uma palestra muito legal, principalmente quando usou o pai como referência, dando exemplo de como o pai dele ensinou ética na mesa da cozinha. Já o conhecia, por conta de vídeos que assisti e tem um perfil que eu gosto. Valeu muito a pena. Recomendo”.

Cobertor curto
Por repetidas vezes, frisou que “a ética é um cobertor curto”, o mesmo que quando cobrimos a orelha, descobrimos a canela. E em noites frias, como a de terça, vê-se a necessidade de cobrir ambas as partes do corpo, mas tem-se que decidir qual aquecimento vale mais. Para com a ética, a necessidade é a mesma, só que em termos de valor. No entanto, a ética não é formada por uma tabela pronta de valores. “É uma disposição para usar a inteligência o tempo todo”, garantiu o palestrante. Afinal, um valor sempre vale mais do que o outro, dependendo do ponto de vista.
Perto do fim da palestra, Clóvis abordou a fidelidade, “um valor que me parece particularmente carente em nossa sociedade”. Mas não apenas aquela que se tem em um relacionamento, e sim a fidelidade a si mesmo. “É uma coerência entre a sua decisão de agora e sua promessa de ontem, é um alinhamento entre a prática e o discurso, é um respeito ao seu passado na hora de agir, uma correspondência entre o que você disse que faria e o que está na iminência de decidir fazer. Uma garantia de integridade”, disse. Usando-se dela, a probabilidade de qualquer relação ser mais duradoura aumenta.

Aprendizado
Quem também esteve presente é Luciana Afaz de Oliveira, de Piracaia, premiada de um sorteio que a Aicita realizou em sua página no Facebook. Ela disse que acompanha a Associação pela rede social desde a Palestra de Atualização Profissional do ano passado, quando com o prof. Mario Sergio Cortella.
“Quando vi, entrei em contato, obtive as informações e participei do sorteio. Acompanho o trabalho dele já há algum tempo e ele tem o perfil de filósofo que me agrada muito, assim como o Cortella. Fala muito sobre ética e liderança, que tem tudo a ver com o meu trabalho”, contou ela que é coordenadora de ouvidoria de um hospital de Atibaia. “Isso auxilia no meu crescimento profissional, então estou sempre acompanhando. Aprendizado sempre é válido”, disse ela que encarou 2h de viagem, entre ida e volta, para estar presente neste evento que teve apoio do Instituto Phala.
As empresas que compõem o Programa de Parceria Continuada da Aicita edição 2017-2018 e que possibilitaram a realização deste evento são: Buffet Santa Pizza, Colégio Objetivo Itatiba, Dry All Center, Farmácia Raízes, Fisk Centro de Ensino, Jornal de Itatiba–Diário, Labene Clínica e Vacinas, Megagen Grupos Geradores, Mocambo Imóveis, Orthocenter, Pad Seguros, Sicredi, Simões & Cabral Contábil, Unimed Itatiba e Vilage Marcas e Patentes.

Flickr Album Gallery Pro Powered By: Weblizar

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta