Home / Amor ao próximo / APAE de Itatiba inicia comemorações de seus 50 anos

APAE de Itatiba inicia comemorações de seus 50 anos

A ENTIDADE

A APAE de Itatiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Fundada em 06/03/1968 inaugurou sua sede própria há quase 40 anos com 2.700m2 de área construída. Hoje conta com 4.300m2 de área construída em 12 pavilhões que compreendem salas de aula, atendimento clínico, Centro de Convivência, piscina coberta e aquecida, quadra poliesportiva, administração e dois estacionamentos. Possui 76 funcionários que trabalham em meio período ou período integral e 8 estagiários.

ATENDIMENTO

A APAE atende hoje 295 pessoas com deficiência intelectual, autismo ou deficiência múltipla, destes 34 são de 0 a 3 anos e participam da estimulação essencial, 40 são de 04 a 14 anos, 67 são de 15 a 30 anos e 49 são maiores de 30 anos e 79 alunos do projeto AME – Atendimento Multidisciplinar Externo.

 Atualmente há uma grande preocupação pois os alunos que freqüentam a APAE possuem necessidades no tratamento terapêutico e na escolarização muito específicos pois muitas vezes possuem deficiências bem mais acentuadas do que acontecia há 10 anos atrás.

Visando atender a estas necessidades o espaço físico, equipamentos para uso dos alunos e os materiais pedagógicos estão sempre em atualização e adaptação e a aquisição de materiais novos tem sido uma constante dentro da instituição.

Com o aumento do número de alunos com deficiências múltiplas matriculados, além da necessidade da constante aquisição de novas cadeiras de rodas personalizadas e adaptadas, a APAE adquiriu quatro pórticos, que são equipamentos utilizados para elevar, manusear e transportar pessoas sem usar a força física. A aquisição deste novo equipamento facilitou o manuseio destes alunos no momento das trocas, do banho e também nas sessões de fisioterapia.   

Os programas vêm sendo modificados, com a introdução do Currículo Funcional Natural, atendendo às determinações legais atuais e às necessidades específicas de cada indivíduo.

O espaço físico, equipamentos para uso dos alunos e os materiais pedagógicos estão sempre em atualização e adaptação e a aquisição de materiais novos tem sido uma constante dentro da instituição.

ATENDIMENTO PARA MAIORES DE 30 ANOS

As pessoas com mais de 30 anos, recebem tratamento diferenciado na APAE, tendo em vista as necessidades que apresentam, decorrentes da idade e de suas deficiências. Para estes são oferecidos atendimentos diferenciado no Centro de Convivência proporcionando significativa melhora na qualidade de vida, onde são desenvolvidas atividades físicas, culturais, desportivos, ocupacionais, artísticas e terapêuticas. Para isso são necessárias instalações adequadas, equipamentos e principalmente equipe de técnicos para o devido acompanhamento.

Atendimento para alunos da rede comum

Cerca de 80 alunos que estudam na rede comum e que possuem deficiência intelectual são atendidos na APAE no contra turno. Recebem atendimento realizado por pedagogas, fonoaudiólogas e terapeuta ocupacional por meio do projeto AME – Atendimento Muldidisciplinar Externo.

DANÇA, TEATRO E FANFARRA

Diversas atividades na área de teatro são desenvolvidas por meio do grupo de teatro Mente & Corpos e também por meio de aulas de dança, educação musical e fanfarra.

VERBAS E DOAÇÕES

A entidade recebe verbas municipais e estaduais mas depende de doações realizadas pela comunidade itatibense por meio de seu sistema de captação de recursos e da realização de eventos beneficentes, que possibilitam realizar as melhorias no atendimento, equipamentos e obras de infraestrutura.

A Diretoria e Conselhos da APAE são compostas por voluntários.

50 ANOS

A APAE de Itatiba comemorou no dia 06 de março, 50 anos de fundação e está programando uma série de eventos durante este ano dentre os quais exposições, visitas, palestras, semanas de estudos, dentre outros.

 

 

Veja também

Duas histórias e uma só vontade: vencer!

Atletas itatibenses contam suas trajetórias mostram o que é ter foco, força e superação Em …

Deixe uma resposta