Home / Destaques / Como estudar inglês de maneira eficiente
Wanderley Santana - Empresário Professor Certificado pela Universidade de Cambridge - CELTA - Certificate in English Language Teaching to Adults. - Examinador oral de Cambridge.

Como estudar inglês de maneira eficiente

Entrar em uma escola de idioma, aprender e praticar. 
Mas como tornar esse processo mais eficaz?

Por Camila Araújo
Vários motivos levam alguém a procurar um curso de inglês hoje em dia, mas, com certeza o principal é a grande exigência do mercado de trabalho. Além disso, ao falar um outro idioma uma barreira se quebra, a comunicação – seja em viagens, para estudar fora, ou até mesmo ao ouvir uma música, assistir uma série ou filme. “O domínio deste idioma abre muitas portas em termos de acesso à cultura, estudos ou vivência no exterior”, afirma o professor Wandeley Santana, da escola 2gether Language Center.

Mas, que uma segunda língua é fundamental atualmente todo mundo sabe. A grande questão é: como tornar esse processo mais eficiente? Como aprender de fato o inglês? Abaixo, o professor dá algumas dicas de que maneira tornar esse processo mais eficaz!

1 – Aprenda a falar através da escuta e não da fala.

Você lembra de como aprendeu português? Você não sabia ler nem escrever quando tinha de 0-5 anos de idade. Aprendeu a falar o português fluentemente apenas ouvindo, assimilando a estrutura da língua e reproduzindo em outros contextos. O grande erro da grande maioria das pessoas/escolas é focar quase que exclusivamente na escrita/leitura, habilidades essas que não são as responsáveis pelo desenvolvimento da competência oral.

2 – Não estude gramática, use a gramática.

Você saberia explicar com propriedade o que seria o pretérito mais que perfeito? Se você não é professor de português, provavelmente não sabe. Isso não o impediu de se tornar fluente em português e de usar esse tempo verbal com naturalidade e confiança. Ex: Já tinha chegado em casa quando você me ligou (pretérito mais que perfeito).

3 – Estude de maneira inteligente.

Existe uma técnica chamada repetição espaçada. Ela consiste em rever determinado conteúdo naquela hora em que estamos prestes a esquecê-lo. Ou seja, não adianta você estudar oito horas em um dia e não estudar nada nos outros, assim não adianta tentar assimilar uma quantidade muito grande de informações de uma só vez e de maneira aleatória. Existe uma frase que diz: ‘’repita uma coisa só mil vezes, e não mil coisas uma vez só”.

4 – Esqueça as listas de vocabulários.

Se você já estuda ou estudou inglês por algum tempo em uma escola tradicional, com certeza recebeu a famosa tabela dos verbos irregulares para que fossem memorizadas as conjugações de cada verbo, correto? Quantos desses verbos você ainda lembra e consegue usar com fluência? O nosso cérebro precisa fazer conexões/ associações para lembrar de algo, logo é muito mais efetivo você estudar frases que contenham a palavra que está tentando aprender ou memorizar.

ONDE ENCONTRAR: 2Gether 
Rua Atílio Lanfranchi, 473 – Bela Vista
Tels.: (11) 4524-1315 / 9 5497-1116
e-mail:  2getheritatiba@gmail.com

Veja também

58ª Edição – Valentina Herszage

Valentina Herszage A nova promessa da Globo para o mundo!

Deixe uma resposta