Home / Bem estar / Como fazer que meus relacionamentos funcionem?

Como fazer que meus relacionamentos funcionem?

Relacionar-se com qualidade
é uma arte possível
a todos nós.

“Tudo começa comigo…” Este papo de transferir minha responsabilidade para que o outro pague a conta não resolve os meus problemas, e tampouco nossos conflitos em relacionarmos. Aliás, é todo o contrário: quanto mais eu cobro do outro, mais carga negativa criamos para todos os envolvidos.

O primeiro relacionamento que deve estar bem é aquele comigo mesmo, pois é aqui que tudo começa. Como está minha autocomunicação? Sou muito exigente ou flexivo (a) demais? Quando cometo erros, qual a mensagem que entrego? Sou paciente comigo e me dou tempo para estar e desfrutar da minha própria companhia ou talvez, eu esteja acomodado vendo a felicidade dos outros? Importante eu encontrar minhas respostas porque daqui depende o sucesso dos relacionamentos com os demais. Sem perceber, acabo transferindo o que sinto internamente ao me relacionar com os demais. De nada adianta trocar de parceiro, de trabalho, se as mudanças não vierem de dentro de nós.

Quando buscamos nos relacionarmos com a expectativa de que este relacionamento preencha e complete lacunas internas, ou que seja uma muleta para resolver meus conflitos, nos decepcionamos de imediato. Bons relacionamentos são aqueles que complementam o que já está bom, que vem enriquecer e agregar valor. É onde estejamos abertos a aprender e crescer juntos com cumplicidade, entendimento, amor e respeito.

Uma chave bem importante aqui é se desenvolver pessoalmente e praticar o autoconhecimento. Quanto mais informações tenho a meu respeito – fortalezas, virtudes, limitações – mais apto estou para tomar as rédeas da minha vida. Praticar o autoconhecimento, desenvolver o amor próprio e o autorespeito – saber colocar limites – identificar, onde posso melhorar, são ferramentas valiosas, entendendo que as diferenças existem, mas as pessoas só nos atingem quando damos poder a elas.

Imagine um relacionamento que se arrasta por anos e seguirá assim até que uma das partes tome a firme decisão de dar um basta. Isso geralmente acontece quando, cansamos de estar cansados e nos damos conta de que queremos e merecemos mais da vida.

Acredite você ou não, muitas vezes o que precisa para se relacionar melhor é simplesmente você se olhar, se enxergar, se amar e se valorizar. Quer se relacionar melhor? Comece por se valorizar mais. Tire um tempo para se escutar e se conhecer melhor e, como consequência, será o início de um lindo romance consigo mesmo.

Para saber mais:

Seminários Insight – Organização mundial de Desenvolvimento humano que entrega valiosas ferramentas para que indivíduos e empresas obtenham mais resultados com maior efetividade e sucesso.

Próxima turma em Jundiaí – de 19 a 22 de julho

Nice Triervailer – Diretora Seminários Insight São Paulo
Tels: 11 4038 7871 / 99605 0765
www.insightbrasil.com
facebook/insightsãopaulo

Veja também

Vacinação antirrábica começa em agosto

Serão mais de 90 postos de vacinação espalhados pelo Centro e nos bairros.  A Secretaria Municipal …

Deixe uma resposta