Home / Destaques / Como transportar gatos dentro de um veículo.

Como transportar gatos dentro de um veículo.

(Foto: Patricia Oliveira – Cats of Necropolis – Santos/SP)

Seja para passear, ir ao veterinário ou outros motivos, o ponto principal deve ser o bem estar e a segurança do seu bicho de estimação

Na ultima edição, pudemos ver algumas dicas para transportar cães dentro de um veículo, com os gatos, algumas regras mudam, mas não podemos nos esquecer do ponto principal: o bem estar dos animais.

Os gatos de um modo geral, não gostam de andar de carro, por isso veja alguns cuidados importantes:

  1. Horários mais quentes trazem desconforto e devem ser evitados.
  2. Nunca transporte o gato solto dentro do veículo. Ele pode se assustar e entrar em pânico. O resultado é um gato pulando, escalando, unhando, o que pode ocasionar acidentes com a distração do motorista.
  3. Use a caixa de transporte e a mantenha fixada ao cinto de segurança traseiro.
  4. Coloque uma caixinha com areia sanitária dentro do transporte. É comum o gato se estressar e fazer suas necessidades durante o trajeto, mesmo a curtas distâncias.

  5. Nunca o deixe trancado dentro do veículo em dias quentes.

  6. O código brasileiro de trânsito prevê multas e perda de pontos na carteira de habilitação para animais soltos dentro do veículo.

  7. Coloque uma coleira com placa de identificação contendo o nome do gato, seu nome e seu telefone.

  8. Tenha sempre guardada uma foto. Caso ele se perca, a busca fica mais fácil.

  9. Nunca o solte em lugar desconhecido. O gato não reage igual ao cão. O instinto o levará a buscar um lugar seguro, ou seja, a sua casa. Lembre-se também que um barulho forte, como por exemplo, fogos de artifício ou um cão, ou outro gato, são motivos para ele sair correndo. Muitos acabam sendo atropelados ou se perdendo dessa maneira.

  10. Evite alimentá-lo antes do passeio, alguns gatos enjoam e podem vomitar.

  11. Ofereça água, além de mantê-lo hidratado, ajuda no controle da temperatura.

  12. Sempre que possível, evite tirar um gato de seu habitat.

Em caso de viagens para outra cidade, estado ou país, os cuidados e obrigações são bem maiores. Para mais informações, entre em contato pelo nosso e-mail e terei o maior prazer em ajudar.

“Um homem pode viver uma vida saudável sem ter que matar animais para comer; portanto se ele come carne, participa do ato de tirar a vida de uma criatura meramente para saciar seu apetite. E agir dessa maneira é imoral.” – Leo Tolstoy

Vida longa e até a próxima edição.

Veja também

Festa Q Hollywood – Cobertura Padovani Fotografias

Confira as fotos incríveis que nosso fotógrafo fez da festa Q Hollywood, que aconteceu no …

2 comentários

  1. Ola boa tarde. Moro no interior de SP (90km da capital) e irei me mudar mês que vem pra Sampa. Estou receoso em como proceder nesse sentido com minha gata. Sempre que tento coloca-la dentro da caixa de transporte já é um stress (ela faz de tudo para não entrar). E quando está dentro, fica miando, chorando querendo sair…gostaria de dicas de como proceder durante a mudança (levo ela antes ou depois da mudança pro novo apartamento?) e como melhor proceder durante a viagem (devo cobrir a caixa com uma manta para ela nao ver onde esta e acalmar? / devo dar algum calmantezinho para ela?)
    Grato desde ja pela ajuda

  2. Olá,

    A foto usada nessa matéria é minha. Foi publicada originalmente nesse post:
    http://catsnecropolis.blogspot.com.br/2009/06/sacola-de-gato.html

    Poderiam dar o crédito devido?

    Obrigada!

  3. Boa tarde.

    Estou de mudança do Rio de Janeiro para Foz do Iguaçu-PR. Preciso levar meus 4 gatos. Tentei por avião, mas além de caro eles só confirmam o embarque na véspera do voo. Então os levarei de carro. Estou pensando em coloca-los em 4 gaiolas (de gatos) no banco de tras com conchonete higienico. Queria para em algum hotel pra dormir e deixa-los andar um pouco dentro do quarto (pois, serão 17 horas de viagem). Mas estou com dificuldades de encontrar hoteis que aceitem. Pensei em dormir em motel, já que normalmente não verificam o carro. Alguma sugestão? Obrigado

Deixe uma resposta