Home / Comportamento / De Portugal à Índia, conheça os diferentes hábitos culturais quando o assunto é comida

De Portugal à Índia, conheça os diferentes hábitos culturais quando o assunto é comida

grupo-comendo-alimentacao-comida-

Confira o que deve ser feito e o que pode ser considerado falta de educação em diversos lugares do planeta

Ao ser convidado para um jantar aqui no Brasil, geralmente o convidado leva alguma bebida ou uma sobremesa. A refeição principal, naturalmente, sempre fica por conta do anfitrião. No entanto, em alguns países, encontramos alguns comportamentos que soam até engraçados. Na Bulgária, por exemplo, levar uma flor amarela é uma péssima ideia por simbolizar ódio, antipatia e má vontade. Para acertar, o ideal é uma flor branca ou rosa.

Na Alemanha, levar cravos ao jantar pode gerar desconforto, pelo fato dessas flores serem usadas em funerais. E se a quantidade for 12, então, a situação piora, por conta de o número representar azar no país. Para não errar, basta levar uma barra de chocolate para a sobremesa.

Qual mão?

Nos países do Oriente Médio e na Índia, as pessoas evitam usar a mão esquerda. A mão direita é usada para pegar alimentos nobres e outras atividades, enquanto a esquerda é utilizada para a pessoa se limpar e fazer a refeição com os talheres. Na Etiópia, os talheres são descartados, e apenas a mão direita é usada para participar da tradição chamada “gursha”, em que as pessoas repassam a comida para quem está à mesa. No Chile, jamais use as mãos, pois isso é considerado falta de educação. O país sul-americano possui semelhanças com as nossas maneiras, sempre utilizando talheres para as refeições.

Comportamentos essenciais

Cada cultura possui sua particularidade, por isso, alguns comportamentos podem ser considerados engraçados. No Afeganistão, se um pão cai no chão, ele é recolhido e beijado antes de voltar ao prato. Em Portugal, se o sal e a pimenta não estão à mesa, não questione para o garçom, pois isso é interpretado como uma falta de respeito à habilidade do chefe para temperar a comida. Na Turquia, não peça para que seus amigos de mesa parem de fumar: esse comportamento é natural no país.

Por aqui, alguns novos costumes para reunir os amigos em um jantar estão sendo inseridos, para que os convidados aproveitem ainda mais o tempo juntos.

Via: NR-7 Comunicação
Imagens: Divulgação

Veja também

Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, a mão de direção no trecho …

Deixe uma resposta