Home / Destaques / Decidiu reformar seu imóvel, mas não sabe por onde começar?

Decidiu reformar seu imóvel, mas não sabe por onde começar?

Saiba quais são os passos para obter sucesso na sua reforma e planeje-se.

Fazer uma reforma em casa, no apartamento, no escritório ou no comércio requer muita organização e programação. Quando mal planejada, ela pode trazer péssimas surpresas e causar dores de cabeça por problemas inesperados. Listamos as etapas fundamentais de uma reforma para que o seu sonho se torne uma realidade prazerosa e não um pesadelo.

Devo contratar um engenheiro ou arquiteto?
Caso haja interferências estruturais, mudanças elétricas ou hidráulicas, é necessário contratar um engenheiro civil ou arquiteto. Se for apenas renovar a pintura ou trocar alguns revestimentos do imóvel, é possível executar o trabalho sem a participação deles. Mas atenção: cuidado para não confiar em quem não entende do assunto e gastar muito mais dinheiro e tempo do que o necessário.

Projeto
O projeto é importante para garantir que a reforma aconteça dentro das normas, dos custos e prazos. O projeto executivo é fundamental. Esgotar no papel todas as possibilidades certamente levará à melhor solução.

Orçamento
O profissional apresenta o escopo de serviços a serem realizados e os valores calculados com base nas quantidades, modelos e marcas. É importante fazer sempre um contrato e exigir a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), no caso de engenheiro, ou do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), no caso de arquiteto, para qualquer trabalho técnico que lhe for fornecido.

Planejamento
A reforma começa no momento em que o projeto, o orçamento e o cronograma são iniciados. Por causa dessas várias etapas, é preciso reservar no mínimo de um a dois meses entre o dia em que se decide fazer uma reforma e o início das obras.

Autorizações necessárias
Via de regra, as reformas necessitam de autorização da prefeitura da cidade, e quando realizadas em apartamentos, além desta, devem ser aprovadas no condomínio. Por isso, o projeto é fundamental para se obter estas autorizações. No caso dos condomínios, qualquer alteração em apartamentos deve ser comunicada e aprovada pelo síndico, apresentando as plantas, os materiais previstos e o tempo estimado da obra com ART ou RRT do responsável técnico.

Normas Técnicas
A Norma de Reformas NBR 16.280 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece procedimentos para segurança das edificações em reformas de qualquer imóvel. No caso de condomínios, a norma vale para as áreas comuns e para apartamentos. O objetivo da norma é o de evitar tragédias em edificações, como as causadas recentemente por reformas sem responsável técnico.

Tenha paciência
Não adianta ter pressa para acabar logo. Um trabalho bem feito, com todos os detalhes necessários, tem mais chance de resultar numa reforma incrível. Assim que toda a quebradeira acabar, a sensação de casa nova vai fazer tudo ter valido a pena. Se você tiver dúvidas para a aplicação das normas e procedimentos, procure a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba (AEAI) para auxiliá-lo. Temos uma cartilha de orientações para distribuição gratuita.

 

Onde encontrar:

Associação dos engenheiros e Arquitetos de Itatiba
www.aeai.com.br

NELSON J. MOSTAÇO
ENG. CIVIL
CREA-SP 060.109.715-9
Presidente da AEAI
Membro do Instituto de Engenharia de São Paulo

facebook.com/aeaianote89
R. Miguel Hércules, 211
Jd. Tereza – Itatiba/SP
contato@aeai.com.br
Tel: (11) 4524-4088
www.creasp.org.br

Veja também

Show Felipe Araújo – Sossega Madalena

Na quinta-feira, véspera de feriado, o Sossega Madalena recebeu o cantor Felipe Araújo. Com a …

Deixe uma resposta