Home / Cultura / Desfile da Independência encerra Semana da Pátria
Fotos: Padovani Fotografias | Tel: (11) 97245-6005

Desfile da Independência encerra Semana da Pátria

Via: Portal Oficial de Notícias da Prefeitura Municipal de Itatiba

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito João Fattori; a primeira-dama Cássia Helena Benaglia Fattori; o chefe de instrução do Tiro de Guerra, sargento Carlos Eduardo Dias Costa; o comandante da Polícia Militar de Itatiba, capitão Eduardo Yassui; o capitão reformado do Exército Brasileiro, Cláudio Luis Pereira da Silva; o chefe do Patrulhamento Urbano, José Carlos Ferreira Baessa; e secretários municipais.
O prefeito João Fattori reforçou a idéia de que a verdadeira independência está na liberdade das pessoas, no sentido de terem uma vida digna, com seus direitos respeitados. “Itatiba avançou em diferentes aspectos, entre eles na segurança: a cidade não ocupa mais o alto patamar que ocupava em 2008 no ranking da violência. Esse é um exemplo do trabalho que estamos fazendo, com o intuito de construir a felicidade dos cidadãos. Nossa missão é transformar cada pessoa em um ser independente, que tenha direito de escolha e que não dependa exclusivamente do assistencialismo, e que, acima de tudo, tenha seus direitos respeitados para que seja livre”.
A secretária da Educação, Fátima Polesi Lukjanenko, lembrou o verdadeiro significado da data. “Independência não quer dizer isolamento. Significa que temos constituição, ordenamento próprios. Portanto, esta é a data propícia para falarmos em cidadania, respeito à diversidade e direitos dos cidadãos. Felizmente Itatiba tem uma Administração que se preocupa com essas questões e trabalha em prol da verdadeira independência”.

O desfile
O Desfile contou com a participação do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Municipal, Guarda Municipal, Grupo Desbravadores, e apresentações da Banda Santa Cecília e do grupo de flautas do Projeto “Música, Doce Música” em conjunto com a Fanfarra da Apae.
Guilherme Minutti Cassaro, 5, foi assistir o desfile na Praça acompanhado da prima Valquíria, e gostou especialmente das viaturas. “Gosto de ver os bombeiros, a polícia e o Tiro de Guerra. Gostei de ver principalmente o caminhão dos bombeiros. Já sei cantar algumas partes do Hino Nacional”, disse.
“Acho muito importante que as pessoas prestigiem eventos cívicos, pois é uma forma de mostrar respeito e amor pela nossa Pátria. Acho que os pais e professores devem incentivar a participação de seus filhos. Aqui em Itatiba, percebi que as pessoas têm interesse em participar de eventos como este”, avaliou a auxiliar administrativo Jordana Maria dos Santos, 32, moradora de São Paulo, que veio passar o feriado em Itatiba e aproveitou para assistir o desfile.
A aposentada Helena Montico, 65, aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho do Corpo de Bombeiros Municipal. “Os bombeiros correm risco para salvar vidas e fazem muito pela população, por isso merecem reconhecimento do público”.
A Semana da Pátria: Olhares do Brasil foi comemorada de 1 a 7 de setembro em diferentes locais, com apresentações diversificadas. Todas as manhãs foram hasteadas as bandeiras e executados os hinos Nacional, da Independência e de Itatiba na Praça da Bandeira.

Flickr Album Gallery Pro Powered By: Weblizar

Veja também

Tarde Rock 2018

A Prefeitura de Itatiba, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Cultura de …

Deixe uma resposta