Home / Destaques / Desfralde

Desfralde

O desfralde é um importante marco do desenvolvimento infantil, caracterizado por uma fase de descobertas e sendo influenciado por questões fisiológicas, emocionais e ambientais.

Além disso, este momento contribui positivamente para a autonomia da criança devendo acontecer de maneira adequada e tranquila para não causar traumas e problemas futuros.

Diante do exposto, algumas dicas podem auxiliar os adultos nesta empreitada com os pequenos:

  • A hora certa: precisa ser respeitado o ritmo de cada um, mas a maioria está preparada para passar por essa etapa por volta dos 2 anos. Todavia, não deve estar acontecendo uma mudança de rotina.
  • Indícios de preparação: avisar quando vai fazer xixi e coco; demonstrar incômodo com a fralda suja; interessar-se por questões de higiene; conseguir abaixar a roupa e ter paciência para ficar sentado por alguns minutos.
  • Como iniciar o processo: conversar e explicar para a criança o que irá acontecer e desenvolver estratégias para serem seguidas. É recomendável começar com o desfralde diurno e depois partir para o noturno. Atentar-se, também, a rotina do pequeno, lembrando-o de usar o banheiro.
  • Não fazer: criticar, já que escapadas vão ocorrer; demonstrar raiva ou decepção; antecipar o processo e comparar com outras crianças;
  • A época ideal é o verão e sempre usar vestimentas fáceis de tirar.
  • A escola e a família precisam atuar juntas.
  • Livros, jogos e desenhos sobre o assunto ajudam a tornar o processo menos estressante.
  • Os pais devem ser exemplos, além de reforçarem o comportamento correto, parabenizando o filho em cada conquista.

Enfim, o desfralde exige dedicação, empatia, afeto, esforço e paciência de pais e filhos. Entretanto deve ocorrer de forma agradável, natural e na hora certa, para, assim, contribuir positivamente para um desenvolvimento saudável e não acarretar em consequências negativas para a criança. Um psicólogo pode auxiliar a família e a escola nesta tarefa.

Stella Calvi Franco Penteado
Psicóloga – CRP: 06/115769

stellacfp@gmail.com
(11) 9 9766-9701

Veja também

Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, a mão de direção no trecho …

Deixe uma resposta