Home / Cultura / É verdade essa matéria

É verdade essa matéria

 

A internet está presente no dia a dia da maior parte da população e tem facilitado o acesso a informações, tanto pelo custo, quanto pelo tempo. Não é apenas fácil acessar informações, como também criá-las, qualquer indivíduo com poucos recursos pode se intitular criador de conteúdo e disseminar informações que julgue relevante, através de um site, blog ou redes sociais, o conteúdo pode ser verídico ou fictício e atingir milhares de pessoas em pouco tempo.

É certo que notícias falsas sempre existiram, porém jamais foram tão exacerbadas e tiveram um alcance tão grande como nos dias de hoje. Portanto, é preciso educar toda a população e principalmente a geração que nasceu antes da internet, para saber como distinguir um conteúdo verídico do fictício e não serem vítimas ou cobaias de veículos de comunicação. A internet é uma ferramenta belíssima, mas para que seja utilizada da melhor forma é preciso de regras, ética dos criadores de conteúdo e educação tecnológica para os usuários.

Com a vida corrida do século XXI é impossível checar a veracidade de todas as informações que recebemos. Dessa forma, o indivíduo mais desatento acaba compartilhando boatos e influenciando outras pessoas a acreditarem em notícias fictícias.

Faz parte do perfil do ser humano compartilhar histórias, disseminar rumores, boatos e informações que se assemelham a suas crenças ou que possam manipular decisões alheias. A internet com as redes sociais permite a propagação dessas informações com maior velocidade e menor tempo incomodando o fluxo rotineiro da comunicação.

A partir do momento em que o indivíduo entendeu o valor de uma notícia e o poder de persuasão que a mesma possui entre grandes civilizações, passou a adulterá-la de acordo com seus ideais.

Após o receptor da notícia acreditar em sua veracidade, ele compartilha e começa a disseminar a informação na sua rede de amigos. Há duas condições para que um rumor seja assimilado e viralize: A primeira é a ambiguidade, no sentido de obscuridade: Ambíguo é tudo aquilo que tem (ou pode ter) diferentes sentidos, permitindo interpretações diversas ou mesmo contrárias. A outra condição é a importância que um acontecimento ou uma situação tem para elas: A relevância do conteúdo de uma mensagem vai variar de acordo com o meio social em que esta circula e as emoções envolvidas no processo.

Com as eleições se aproximando é certo que o número de notícias falsas irão aumentar, e para que você, leitor da Q, possa identificar as fake news e não sair por aí compartilhando boatos, separei algumas dicas:

Identificando notícias falsas

Patrick Fernandes
Publicitário, designer e digital marketer.
• Instagram: @35patrick

Para saber mais:

Q Creative Agência de Publicidade
Rua Benjamin Constant, 433 • Loja 3 – Centro • Itatiba/SP
www.qcreative.com.br • @qcreativesp

Veja também

Baile de Máscaras da Q Revista

Veja como foi o Baile de Máscaras mais esperado do ano no interior paulista. Comemoração …

Deixe uma resposta