Home / Destaques / Encontro no Parque Luís Latorre encerra a Campanha de 2015

Encontro no Parque Luís Latorre encerra a Campanha de 2015

A campanha ‘Itatiba + Rosa – Um Toque pela Vida’, do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Itatiba, será encerrada neste sábado, dia 31 de outubro, às 16h, no Parque Luís Latorre, com o ‘Encontro Itatiba + Rosa’.

Enquanto a 17ª Festa de San Gennaro, a equipe do Fundo Social, voluntários e população em geral vão se reunir na entrada do Parque marcando mais uma vez a luta pela conscientização quanto a prevenção ao câncer de mama. Haverá também a apresentação de dança do Grupo de Fisioterapia – Alegria de Viver, do Mapam (Movimento de Apoio às Mulheres Mastectomizadas). “Convido a todos para participarem deste encontro e fazer dele tão bonito e emocionante quanto os demais eventos que fizemos neste Outubro Rosa, como a Caminhada, o Chá e o Baile da cidade”, disse a Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Cássia Helena Benaglia Fattori. Para o encontro deste sábado, o FSS pede que mais uma vez as pessoas vistam rosa.

A campanha ‘Itatiba + Rosa’ é uma ação de mobilização para o Outubro Rosa, um movimento popular comemorado internacionalmente. Os objetivos são: a prevenção como ato de prestar informações sobre a saúde da mama, ressaltar a importância da mamografia e do diagnóstico precoce do câncer de mama, reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, apoiar e melhorar a qualidade de vida das mulheres e contribuir para a erradicação do câncer de mama.

Já é o segundo ano consecutivo que o FSS, apoiado pelas demais Secretarias Municipais, toma a frente da campanha itatibense. Durante todo este mês, diversas e importantes ações foram realizadas como a Caminhada Itatiba + Rosa, a apresentação da Comédia ‘Mama Mia’ com Roberto Caruso, desfile infantil e show de talentos no Teatro Ralino Zambotto, Chá Solidário da Fazenda Vila Rica, Baile de Aniversário da Cidade no Itatiba Esporte Clube, Chá Mês Rosa no Centro de Convivência do Jardim Vitória, entre outras. Além disso, durante todo este mês as Unidades Básicas de Saúde do município realizaram atividades especiais.

Peruqueria
Uma das novidades da campanha deste ano é a Peruqueria do FSS que continua aceitando doações de cabelos, perucas de cabelo verdadeiro e apliques, que serão transformados em perucas para serem doadas às mulheres com câncer. “Em uma iniciativa inédita, neste ano, temos como novidade na campanha Itatiba + Rosa a Peruqueria. Com o apoio da nossa madrinha Wanda, do salão da Wandda´s Fashion Hair, realizamos uma importante ação que visa a melhoria da autoestima das mulheres que passam pelo difícil tratamento contra a doença’, comentou a Profª. Cássia.

Os interessados em colaborar com a Peruqueria do FSS podem cortar o cabelo no salão de sua preferência. É preciso 15cm de cabelo para fazer a doação. O cabelo deve ser entregue na sede do Centro de Convivência ‘Ângela Lygia Parodi Scavone’, no Jardim Vitória, onde voluntárias confeccionam as perucas.

O FSS realiza na sede do Centro de Convivência, no Jardim Vitória, uma oficina ministrada pela madrinha da campanha para ensinar as voluntárias a preparar e confeccionar as perucas. As atividades são realizadas às segundas-feiras, a partir das 14h. O FSS também está aberto para receber novas voluntárias que queiram ajudar na confecção das perucas. As interessadas devem procurar o Centro de Convivência.

A Campanha ‘Itatiba + Rosa’ conta a adesão das empresas Vedacit – Grupo Otto, CNA, ITT – TCI, Fazenda Dona Carolina, Rhodia – Sovay, Endress+Houser, Mavalério, Sistelar, Fênix Móveis, Itacom, HM Construtora, Colorobia, Grupo Malzoni, Grupo Santa Angela, Vekran, Cooperativa Nova Aliança e ACN (Prof. Antonio Carbonari Neto, além do apoio da Aicita, ITV, Rádio CRN, Jornal de Itatiba Diário, Q!Revista, Tiro de Guerra, Atormentados Moto Clube, Itatiba EC, Fazenda Vila Rica e do ator Roberto Caruso.

Carreta de Mamografias
E como a prevenção do câncer de mama deve ser feita o ano todo e não apenas em outubro, de 10 de novembro a 12 de dezembro, a campanha ‘Itatiba + Rosa 2015 – Um toque pela Vida!’ continua com a Carreta de Mamografia do programa ‘Mulheres de Peito’, uma iniciativa em parceria com o Governo do Estado.

A Carreta de Mamografia trata-se de uma Unidade Móvel de atendimento às mulheres que ficará estacionada no Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consoline’ e atenderá de segunda a sexta-feira 50 mulheres por dia e aos sábados 25 mulheres. “O objetivo é atender o maior número possível de mulheres itatibenses para o exame de mamografia, fundamental para o diagnóstico precoce da doença”, ressaltou o Prefeito João Fattori.

A paciente deverá se dirigir a Unidade Móvel e retirar uma senha para ser atendida no mesmo dia. O projeto atende mulheres a partir de 35 anos. Para retirar a senha, as pacientes de 35 a 49 anos devem apresentar o pedido médico, RG e cartão do SUS (obrigatório); Já as pacientes maiores de 50 anos devem apresentar apenas o RG e cartão do SUS (obrigatório). Nesta faixa etária as mulheres estão isentas do pedido médico.

O veículo é equipado com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. O exame é feito na hora e o resultado sai em dois dias.

O ‘Mulheres de Peito’, projeto da Secretaria Estadual da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico precoce, tratar a lesão e reabilitar as pacientes.

Veja também

Governo Federal descontinua unidades da Farmácia Popular; remédios continuam sendo distribuídos

Via: Assessoria de imprensa/Departamento de Comunicação Prefeitura de Itatiba Devido ao encerramento da parceria do Governo …

Deixe uma resposta