Home / Destaques / Exposição de gatos raros e exóticos é neste final de semana em Vinhedo

Exposição de gatos raros e exóticos é neste final de semana em Vinhedo

el-gato-somali-

Mais de 200 gatos serão expostos no Parque Municipal; entrada é um pacote de ração

O Parque Municipal Jayme Ferragut de Vinhedo recebe no próximo sábado e domingo (11,12) a Expo Gatos 2015, evento onde as estrelas são gatos raros e exóticos, como as raças Ragdoll, Somali e Bosque da Noruega. Este ano, pela primeira vez, a exposição recebe o gato somali. Segundo os organizadores, mais de 200 felinos poderão ser vistos pelo público, das 10 às 18h. O ingresso será um pacote de ração para gatos, que será doado a entidades que cuidam de animais de rua.

O evento é realizado pela AMACOON – Associação de Raça Maine Coon do Brasil – e recebeu no ano passado mais de duas mil pessoas.

“O gato é um animal bastante querido pelos brasileiros e é importante conhecer as características de cada um”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.

Estreante

O raro gato Somali está entre as atrações deste ano. Em exposição pela primeira vez, o gato Somali, famoso pelo seu “pelo de lebre”: cada pelo tem uma alternância de 3 ou mais nuances de cor que vão do bege-claro quase branco até o preto.

Gatos “famosos” também marcarão presença, como o Maine Coon que esteve no Desafio SBT – o maior gato do Brasil – e o atual campeão mundial da raça persa macho adulto (somente no domingo).

Além disso, nos dois dias, das 10h às 17h, também haverá pequenos shows com interação entre o visitante e os gatos (pocket shows) e, após as 17h, é a vez das finais com as premiações.

Campeonato

Durante os dois dias do evento serão realizados dois campeonatos internacionais, regidos pelas normas da FIFé – Fédération Internationale Féline -, sediada na Europa. A Expo Gatos 2015 será, oficialmente, a 21ª e a 22ª Exposições Internacionais de Gatos de Raça / 3ª. E 4ª. Etapas do Ranking Nacional FFB/FIFé 2015. Essas mostras reúnem belos exemplares trazidos por criadores de várias partes do país. Cada animal será exibido impecavelmente penteado em uma gaiola confortável e os visitantes poderão aprender de perto tudo sobre as diversas raças.

Os gatos serão julgados de acordo com os padrões de suas raças, e a avaliação minuciosa caberá a juízes renomados vindos da Argentina, Dinamarca, Letônia e Suécia. Serão eleitos os melhores gatos nas categorias: filhotes de quatro a sete meses e de sete a dez meses, fêmeas, machos, machos castrados e fêmeas castradas. Primeiro, serão escolhidos os cinco melhores de cada classe em sua categoria correspondente, chamados de Best in Show. Depois serão escolhidos os melhores de cada categoria, sendo estes consagrados como Best of the Best. A final entre os Best of the Best elegerá o Best Over All – título disputadíssimo. Os premiados levarão troféus e rações.

Raças

Entre as estrelas da Expo Gatos 2015 estarão felinos das raças raras reconhecidas internacionalmente, entre elas:
Maine Coon – Conhecido como “o gigante gentil”, é a maior raça de bichanos, podendo atingir 1,10m e cerca de 10kg – de três a quatro vezes o tamanho de um gato comum. De pelo longo, tem aspecto selvagem, mas é muito companheiro.
Seychellois – é uma raça de gato reconhecida há pouco tempo. Parece um siamês com manchas brancas; são muito travessos e brincalhões.
Singapura – atualmente é a menor raça de gato conhecida. De origem asiática, são chamados de “mini-leões” e muito arteiros.
Ragdoll – Caseiro e dócil, quando carregados no colo relaxam completamente a musculatura, parecendo uma boneca de pano – daí o nome da raça em inglês.
Bengal – Conhecido como mini leopardo, tem a beleza dos felinos selvagens com o temperamento dócil de um gato doméstico. Brincalhão e de reflexos rápidos, mantém algumas características do seu ancestral selvagem.
Abissínio – De origem indiana, é tímido e discreto. Seu miado baixo se assemelha ao som de um sino. Muito inteligentes e independentes, aprendem rápido e gostam de água.
British – Por sua inteligência, é uma das raças preferidas para filmes e comerciais. Preferem estar no chão, mas são excelentes companheiros para toda a família.
Chartreux – Conhecido pela sua variedade de tons cinza, é silencioso e discreto. Adora carinho e chamar a atenção.
Sphynx – Também conhecido como Esfinge, é famoso por não possuir pelos e, por isso, é muito vulnerável ao frio e ao calor.
Bosque da Noruega – De aspecto selvagem, é inteligente, afetuoso e independente. Adora grandes espaços e desce das árvores em espiral, de cabeça para baixo.
Oriental – Suas principais características são as orelhas grandes, nariz comprido, cauda fina, pernas longas e pelo curto de várias cores.
Persa – A raça mais popular no Brasil é dócil, de pelo felpudo e abundante, nariz chato e corpo arredondado. Meigos e carinhosos, têm forte apego ao seu dono.
Exótico – Parecido com o Persa, é carinhoso e apegado ao dono, mas possui pelos mais curtos e é mais extrovertido e alegre.

SERVIÇO
Expo Gatos 2015 & Campeonato de Beleza Felina
Dias 11 e 12 de abril
Local: Ginásio Poliesportivo do Parque Municipal Jayme Ferragut – Estrada da Boiada, s/ nº – Vinhedo (SP)
Horário: das 10h às 18h
Entrada: um pacote de ração de gato
Estacionamento gratuito no local
Informações: www.amacoon.com.br

Veja também

Evento Polo Casa Vip

Um grupo de 21 empresários teve uma ótima iniciativa e montou um polo com diversos …

Deixe uma resposta