Home / Destaques / Futuro de pequenas e médias empresas depende de um controle financeiro eficaz
Banco de Imagens

Futuro de pequenas e médias empresas depende de um controle financeiro eficaz

Texto: Robinson Idalgo – fundador da SoftUp – empresa brasileira criadora do sistema de gestão (ERP) 
O brasileiro não está acostumado a realizar o controle de suas finanças. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 46% dos brasileiros não realizam um controle sistemático do seu orçamento. A situação já é muito ruim quando estamos falando de um indivíduo ou uma família, mas imagine as consequências que a falta de um controle eficaz pode trazer para a sua empresa.
Se o empresário não tem noção real de quanto dinheiro seu negócio está faturando todo mês, quais são seus gastos fixos ou qual seu lucro real, ele dificilmente conseguirá manter suas contas em dia. Segundo dados do Relatório de Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizado pelo SEBRAE, 25% dos empresários que fecharam seus negócios em 2016 apontaram os problemas financeiros, inadimplência e falta de crédito como fatores que contribuíram para a quebra da empresa.
Uma organização – seja ela pequena, média ou grande – tem uma série de contas a pagar. São fornecedores de matérias primas, funcionários, impostos, aluguel e tantas outras mais. É praticamente impossível manter o controle de tudo sem dedicação e o uso de ferramentas adequadas.
Aqui tocamos em um ponto chave: ter o controle. O empresário que fabrica seus itens para venda e paga suas contas, mas não entende qual a real dimensão de suas entradas e saídas, não possui o controle verdade de sua empresa. Controle é saber tudo o que acontece na sua organização para conseguir investir no que realmente irá trazer longevidade e lucro para o seu negócio.
Micro e pequenas empresas, principalmente as que começaram como um negócio de “uma pessoa só”, às vezes dependem de papel e caneta ou planilhas simples para manter a sua organização. O método pode funcionar por um tempo, mas a chance de acontecer um erro é muito grande. Pode ser um esquecimento, uma informação incorreta, um registro duplicado… As possibilidades de erro precisam ser levadas em conta caso o seu objetivo seja crescer.
O empresário à moda antiga, que depende de papel e caneta, pode um dia perder seu caderno. O que fazer com todas aquelas informações que estavam anotadas? No caso das planilhas, um simples vírus de computador pode fazer as informações de anos de trabalho desaparecem completamente.
Talvez você não entenda a importância de ter essas informações, de modo prático e organizado, sempre à mão. Mas a verdade é que a falta de uma boa gestão financeira pode derrubar até mesmo as empresas com um grande número de vendas. Isso porque o sucesso de um negócio não depende apenas do volume de suas vendas ou sucesso com o público, mas sim do perfeito equilíbrio entre todos os setores aliada a uma gestão financeira eficaz.
Com isso, a melhor solução para a organização de empresas de diferentes tamanhos e setores, é apostar em um sistema digital de controle financeiro. Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma solução pensada apenas para as grandes empresas. Hoje existem no mercado diversos sistemas, desenvolvidos de acordo com as necessidades dos micros, pequenos, médios e grandes negócios. Os valores variam de acordo com os recursos apresentados e a capacidade de processamento de dados, mas é possível encontrar até mesmo soluções gratuitas para os empresários e empreendedores que estão começando seus negócios.
O módulo digital traz uma visão mais abrangente das informações da sua empresa. Ela também economiza tempo e esforço, já que permite a automatização de algumas demandas, como cálculos e registros. Com isso, algumas questões mais burocráticas passam a exigir menos atenção, facilitando a vida do empresário e liberando a equipe para atuar no desenvolvimento estratégico da sua organização.
Outro ponto importante é a possibilidade do sistema de gestão financeira ser hospedado na nuvem. Isso quer dizer que a solução funciona on-line, podendo ser acessada de qualquer computador, tablet ou smartphone. Dessa forma, é possível conferir dados estratégicos no meio de reuniões, a caminho do trabalho, em qualquer lugar que a consulta se faça necessária.
Utilizar um sistema digital de controle financeiro traz sua empresa para o futuro. Ter o total controle da gestão financeira do seu negócio é uma necessidade para as empresas que desejam crescer e continuar prosperando. E o modo mais inteligente e moderno de realizar esse controle é apostando nas soluções digitais. Elas ajudam a automatizar cálculos e registros, liberando sua equipe para o que realmente importa: desenvolver estratégias de crescimento cada vez melhores. E isso se refletirá no futuro do seu negócio. Teste e tire a prova por si mesmo.

Veja também

Show Beneficente

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta