Home / Beleza / Fios hidratados, protegidos e prontos para o Verão
Foto: Banco de Imagens

Fios hidratados, protegidos e prontos para o Verão

Cuidar da saúde dos cabelos na estação mais
quente do ano vai muito além da vaidade.

Verão, praia, sol, calor e piscina. Só de pensar nessa combinação já dá vontade de embarcar para as férias e aproveitar. Mas, toda essa combinação traz cuidados especiais que devem ser tidos com os cabelos, para curtir da melhor forma a estação e estar com os fios lindos e hidratados.
“O cabelo sente demais as mudanças quando chega o verão por causa da ação dos radicais livres, o calor, e a exposição ao sol, ao vento, mar e piscina. Além disso, é comum lavar muito mais o cabelo do que em outras estações”, comenta Ana Cândida Gava, sócia-proprietária, cabeleireira e maquiadora do Salão Wandda’s.
Um dos grandes vilões dessa estação, por exemplo, é dormir com o cabelo molhado, que pode desenvolver até mesmo fungos no couro cabeludo, por causa da umidade que se forma no travesseiro. “Não custa lavar o cabelo mais cedo ou usar o secador para utilizar o excesso de água”. E se o calor bater e der vontade de prender? Ana recomenda não prender até o elástico ficar apertado, ou até mesmo fazer um coque, para evitar a quebra do cabelo.

Loiros, coloridos e cacheados
Nos cabelos loiros e tingidos ocorre mais incidência de desbotamento, ressecamento e quebra no verão. “Normalmente, nos cabelos loiros percebemos que os fios começam a ficar mais porosos, amarelos, e aparecem mais pontas duplas. É ideal que se mantenha o uso de shampoo para esse tipo de cabelo. Hoje em dia usamos matizadores, uma essência violeta, que ajuda o loiro continuar bonito sem ficar amarelo”, recomenda Ana.
Já para cabelos coloridos em geral, também há risco de oxidação. “Se for um tom escuro, percebemos um cabelo mais avermelhado, ou muito desbotado, e os retoques acabam sendo mais constantes, então é preciso usar um shampoo ideal para cabelos coloridos e máscara”.
E quem possui cabelos cacheados, o ideal é que use um leave-in com bastante frequência, e que deixe esse cabelo secar naturalmente. “Evite o uso de secador excessivo, temperatura excessiva. Quanto mais natural e protegido, mais bonito o cabelo fica”.


Filtro solar
Para quem está se preparando para ir para a praia ou piscina, Ana conta que é necessário proteger o fio com produtos que contêm filtro solar, que também auxiliam contra o desbotamento. Outro cuidado necessário é com finalizadores que contém álcool, e, ao sair ao sol, podem acelerar o ressecamento ou quebra do fio.
“Existem vários leave-ins à base de óleo, vitaminas e aminoácidos, em spray ou creme, que você pode usar antes ir ao mar e à piscina, sendo o ideal o de creme para esses casos, por conta da melhor penetração no fio e selagem da cutícula. Vale lembrar que sempre que utilizar um produto à base de óleo, é importante usar depois um shampoo que consiga remover o excesso. Vale sempre a pena consultar seu cabeleireiro, que vai te recomendar os melhores produtos”, indica.

E os homens?
Já os homens também devem manter os cabelos hidratados, não somente usar shampoo, pois costumam lavar ainda mais que as mulheres. Para grisalhos, por exemplo, existe produto que melhora o amarelado, que consegue preservar um cabelo bonito e elegante.
“É ideal que eles usem o shampoo para cada tipo de cabelo, e utilizem filtro solar no couro. Esse é um cuidado especial, principalmente em casos calvície. O índice de câncer de pele em couro cabeludo é muito alto. Além disso, também podem utilizar alguns produtos à base de filtro solar quando estiverem na praia e uso de pomadas e modeladores, e evitar os produtos que são à base de álcool”, alerta Ana.

Veja também

Inauguração Piccolo Mondo Buffet Infantil

No dia 15, sexta-feira, fizemos registros do mais novo Buffet Infantil de Itatiba, o Piccolo …

Deixe uma resposta