Home / Agenda / FITIC lista filmes e séries com tecnologias que poderão ser vistas durante a Feira em São Paulo

FITIC lista filmes e séries com tecnologias que poderão ser vistas durante a Feira em São Paulo

De 15 a 18 de dezembro, público poderá viver experiências vistas em produções como De volta para o futuro, Ex-machina, Stranger Things, Matrix, entre outros

São Paulo, novembro de 2016 – Alguns filmes e séries trazem ao público um mundo de tecnologia que parece completamente distante da realidade. Entretanto, muitas invenções já fazem parte do cotidiano, apesar de nem sempre ficarem em evidência. Um exemplo disso são os drones. No segundo filme da trilogia “De volta para o futuro”, um pequeno robô voador pertencente ao jornal USA Today faz imagens de Doc, personagem eternizado pelo ator Christopher Lloyd. Em 1989, ano de lançamento do clássico, o equipamento era algo que simplesmente não existia, mas o fato é que hoje grandes empresas de comunicação, como a BBC, usam esse recurso para conseguir novas perspectivas de imagens.

Muitas produções abordam o universo tecnológico, seja como parte do contexto ou trazendo à tona discussões que povoam o imaginário do público sobre o impacto da evolução da ciência na vida das pessoas. Para os amantes da sétima arte que sempre quiseram vivenciar as experiências das telas, a FITIC – Feira de Tecnologia e Inovação, que acontece em São Paulo entre os dias 15 e 18 de dezembro, trará a chance de conhecer de perto as novidades em temas como realidade virtual, inteligência artificial, impressão 3D, drones, entre outros.

Para já ir aquecendo os motores, preparamos uma lista de filmes e séries que abordam tecnologias que poderão ser encontradas no evento. Confira:

Inteligência Artificial

Imagem do filme Ex Machina. Fonte: FFW Fashion Forward
Imagem do filme Ex Machina. Fonte: FFW Fashion Forward

A relação entre máquinas, robôs e humanos está cada vez mais mesclada e os sistemas operacionais facilitam o processo de busca com seus assistentes inteligentes. Filmes como O Homem Bicentenário, Ela, Inteligência Artificial, Exterminador do Futuro procuram trazer issoO recente Ex Machina, escrito e dirigido por Alex Garland, vencedor do Oscar 2016 de melhores efeitos visuais, levanta o debate do relacionamento entre homem e máquinas por meio de um jogo de afeto para testar a capacidade de o androide se passar por uma humana.

Impressão 3D

Série Grey’s Anatomy. Fonte: TV Cinema e Música
Série Grey’s Anatomy. Fonte: TV Cinema e Música

Este recurso tem sido usado para garantir resultados visuais de impacto. Na série americana Grey’s Anatomy, por exemplo, a médica Meredith Grey usou a técnica tridimensional para imprimir um tumor e conseguir visualizá-lo melhor, conseguindo sucesso na cirurgia. Já no filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar, A pele que habito, um renomado cirurgião plástico realiza diversas experiências para recriar a pele humana e ajudar vítimas de queimaduras. Na vida real, hospitais e laboratórios farmacêuticos têm aperfeiçoado a impressão 3D para produzir células-tronco, pele, pílulas e medicamentos que atendam às necessidades dos pacientes.

Drones

Filme Morte Limpa. Fonte: Alan Notes
Filme Morte Limpa. Fonte: Alan Notes

Os drones têm ganhado popularidade principalmente para captação de imagens, mas o fato é que esse tipo de equipamento oferece muitas possibilidades, ainda não exploradas pela indústria. Um dos filmes que retratam uma visão militar, política e legal do uso de drones é Decisão de Risco, que aborda uma operação no Quênia para eliminar três suspeitos de terrorismo.  Num outro exemplo, os dilemas da invasão militar e da segurança nacional são temas do longa Morte Limpa, em que o piloto interpretado pelo ator Ethan Hawke mostra como é lidar com as consequências de uma guerra.

Realidade Virtual

Série Strange Things. Fonte: FilmesOlineX
Série Strange Things. Fonte: FilmesOlineX

Uma das produções mais conhecidas que trazem a realidade virtual para o centro do debate é a trilogia Matrix, com o primeiro filme lançado em 1999. O mundo descoberto por Neo, personagem interpretado por Keanu Reeves, é controlado por máquinas e humanos que vivem em uma verdadeira realidade virtual. A prestigiada série Stranger Things, produzida pela Netflix, levanta a dúvida da existência de um universo paralelo e que a realidade pode ser uma simulação computadorizadaApós o misterioso desaparecimento do jovem Will, diversos eventos desencadeiam a busca por respostas, mas acabam mergulhando num mundo de mistérios, experimentos secretos do governo e forças sobrenaturais.

Startups

Filme A Rede Social. Fonte: Assistir Filme Online
Filme A Rede Social. Fonte: Assistir Filme Online

Elas não são bem uma novidade, mas a forma como ganharam fama e notoriedade as destacam como inovadoras. Empresas como Apple e Facebook começaram por baixo e hoje são referências no mundo da tecnologia e também já foram transformadas em sucessos cinematográficos, como os filmes Steve Jobs, do diretor Danny Boyle, e A Rede Social, do diretor David Fincher. O primeiro mostra a revolução digital e um dos maiores ícones da inovação no último século, enquanto o segundo expõe a trajetória do estudante de Harvard que criou a maior e mais famosa rede social do mundo, o Facebook.

Algumas das séries favoritas dos viciados em tecnologia que também retratam esse mundo startupeiro sãoSillicon Valley, The IT Crowd, The Office e os reality shows Shark Tank, The ApprenticeThe Profit, esses com versões brasileiras.

Veja também

Itatiba conquista curso de gratuito de Construção Civil

Mais capacitação para Itatiba: na manhã de terça-feira, 19, o Prefeito Douglas Augusto e a …

Deixe uma resposta