Home / Arte / Floberto Borges expõe suas obras no Espaço Cultural do Fórum de Itatiba

Floberto Borges expõe suas obras no Espaço Cultural do Fórum de Itatiba

A exposição de Floberto Borges, que fica no Fórum até o dia 27 de agosto está fantástica.

O diferencial dessa exposição é que o artista permanece no espaço pintando novas telas com interatividade total com o público visitante. É uma oportunidade única para que os visitantes conheçam o processo criativo do artista.

O horário de visitação é de segunda a sexta das 12h30 às 19h.

Sobre o artista

IMG_2712

Floberto Borges é mundialmente famoso por expor sua arte em 47 países. Com os seus diversos estilos de pintura, Borges se destacou com a sua arte Realista, ou Renascentista, pintando réplicas de quadros para museus e colecionadores.

Depois deste estilo, Borges não parou mais. Viajou através da arte com os estilos Country, Canalboa (pintura de Barcaças), Abstrato, e Paisagens, trabalhando na atualidade num estilo de pintura de alerta sobre a natureza, apostando caro no mercado de Artes.

Começando com uma arte pequena e humilde, Borges não teve uma vida fácil para investir em um currículo de artista. Com 14 anos de idade, pintava algumas telas em miniatura, e entalhava madeira, e fazia sucesso entre os conhecidos. Aos 16 anos, já tinha uma noção da pintura e de técnicas e, assim, Borges começou a investir em si mesmo, viajando para outros países da América, Europa e Ásia, aperfeiçoando cada vez mais a sua a arte.

Hoje Borges trabalha em uma pintura que tem cerca de 350m de largura, usando mais de 240 telas para fazer essa super produção, entrou no livro dos recordes com uma tela de 308,10 m, batendo 3 recordes no mesmo dia como a maior pintura de tinta a óleo, feito em tela.

0 artista plástico Floberto Borges, dedica há mais quarenta anos sua vida a arte, principalmente a pintura. Sua obra já adquirida por pessoas de 83 países, realizou exposições e ministrou cursos em 47 deles.

Atualmente, Borges trabalha em uma obra com o objetivo de bater os mais diversos recordes – de tamanho, quantidade de telas e número de quadros originais. São muitas telas que compõe um quadro de 350 metros. É o maior já feito no Brasil e no mundo neste estilo. Mas ele [o quadro] ainda não está definido e está aumentando todos os dias. 0 pintor conta que já contatou a equipe do World Records, o livro dos Recordes, que acompanha seu trabalho, pois devem ser batidos novos recordes, como a casa com maior número de murais e a paisagem com maior número de faces de Cristo do mundo.

Borges começou a se interessar pela arte ainda criança e seus primeiros trabalhos foram em entalhe de madeira, devido a influência pelas obras de um escultor jundiaiense. Começou com entalhes e esculturas. Foi para os Estados Unidos onde aprofundou seus conhecimentos fazendo cursos Wet end Wet do Artista Bob Ross. Mas quando viajou para o Havaí e teve contato com a água é que passou a se dedicar ainda mais às artes plásticas. Pois a água teve e tem grande influência na sua inspiração. Viveu muito tempo na Europa, nas ilhas Canarias, onde teve a Borges Gallery por muitos anos.

Com seu trabalho, Borges passou a ser reconhecido mundialmente. Entre um país e outro, fez cursos e muitas exposições. “Foram quase 30 anos no exterior, morando em motorhome, viajando e me especializando. Fez muitos quadros que envolvem água. Essa influência vem do Canadá e minha obra atual, ‘NATUREZA: CUIDE OU SE ACABA’, vem do tempo em que vivi e tive contato com os lagos e montanhas canadenses.”, comenta o artista. Borges disse ainda que nada foi planejado: “Pego a tela, depois de pintar a primeira vou colocando ao lado as telas em branco e a inspiração vem em consequência. É uma inspiração Divina, não segue uma lógica, apenas um sentimento. Deixo a inspiração fluir”.

Itatiba entrou na vida do artista há cerca de dez anos, quando buscava um lugar com lagos para se inspirar. “Comecei a procurar nos jornais, até que descobri o Clube de Campo Fazenda. Aqui é tranquilo, por isso comprei uma grande casa para servir de ateliê”, destacou.

Além de ser conhecido mundialmente, Borges é artista de destaque na região Norte do país, principalmente no estado de Rondônia. “É um estado que tenho um carinho muito grande. Fui fazendeiro por um tempo e acabei vendendo muitos quadros e ministrando muitos cursos. Inclusive, meu último trabalho como professor foi lá.”.

Apesar de seu trabalho ser dedicado a natureza, Borges passa por vários estilos, do acadêmico ao moderno. “Fiz vários e vários cursos, estudei Belas Artes, mas é muita teoria e pouca prática. Aprender mesmo é na prática, é conversar com outros artistas, fazer exposições”, disse.

Floberto Borges tem quase 100 exposições feitas pelo mundo.

Interessados em fazer aulas ou adquirir obras do artista podem entrar em contato pelo telefone (11) 4538-7225 ou (11) 9 9740-6088 ou pelo e-mail artesflobertoborges@hotmail.com.

Veja também

Encontro de Carros Antigos de Itatiba

No dia 20 de Agosto acontecerá mais uma edição do tradicional Encontro de Carros Antigos …

Deixe uma resposta