Home / Destaques / Fobia Social

Fobia Social

A fobia social é um transtorno ansioso caracterizado pelo medo e a dificuldade de uma pessoa em expor-se pública e socialmente, devido a uma suposição de julgamento por parte de seus interlocutores. Geralmente o indivíduo teme comportar-se de maneira humilhante ou embaraçosa, tem medo de parecer ridículo, de cometer erros na frente de outras pessoas ou de ser o centro das atenções. Além disso, teme demonstrar sintomas de ansiedade como, por exemplo, rubor facial, tremor ou sudorese.

As fobias sociais frequentemente tem início na adolescência, mas existem casos em que o transtorno se desenvolve na infância, o que possivelmente pode contribuir para o baixo rendimento escolar.

Muitas pessoas tímidas se caracterizam ou se denominam como fóbicas sociais, mas é importante salientar que essa é uma avaliação equivocada, uma vez que o tímido sente-se extremamente ansioso em situações em que será percebido e avaliado, assim como o fóbico, porém não evita essa situação. O tímido relaciona-se com pessoas desconhecidas e expõe-se mesmo tendo dificuldade, enquanto o indivíduo com fobia social evita qualquer situação e possibilidade de ser notado. Há um sofrimento excessivo e um desconforto diante das situações já experimentadas.
Cabe ressaltar que o fóbico social tem conhecimento que o seu medo é exagerado ou irracional, entretanto não consegue lidar com isto sem a ajuda de um profissional, cujo tratamento inclui medicamentos e psicoterapia. Embora o transtorno não seja considerado incapacitante, é reconhecido como passível de acarretar graves prejuízos nas diferentes áreas da vida desses indivíduos.

Assim sendo, o trabalho desenvolvido pelo psicólogo é baseado na hipótese de que os conflitos internos e inconscientes estão conectados aos sintomas fóbicos. A partir disso, com muito cuidado o psicoterapeuta traz ao nível da consciência esses conflitos, através das suas pontuações e interpretações, as quais promovem os insights, também conhecidos como tomada de consciência.

Portanto, através da psicoterapia o indivíduo tem a compreensão do problema, o que consequentemente vai ajudá-lo a lidar melhor com as situações temidas, até que em determinado momento deixam de serem temidas e passem a ser corriqueiras, possibilitando assim a exposição social sem maiores angústias.

Onde encontrar:
Josicelli Ferrari Delforno
CRP: 06/120861
Rua Cel. Camilo Pires, 399 – Sala 2 –, Centro – Itatiba/SP
Contato: (11) 98878-4928

Veja também

Evento Polo Casa Vip

Um grupo de 21 empresários teve uma ótima iniciativa e montou um polo com diversos …

Deixe uma resposta