Home / Casa & Decoração / Geobiologia

Geobiologia

casa saudável - Copia

Por Juliana Colleone, arquiteta geobióloga

O estudo sobre o impacto do meio sobre os seres vivos

Hoje muito ouvimos falar de estilo de vida mais sustentável e ecológico e levamos esses termos também para as construções. Mas por que será que aqui pouco se ouve falar da salubridade das construções? Acredito que muita gente agora possa estar pensando que não existe nenhuma relação da construção com a nossa saúde, mas é justamente esse fator que estudamos na Geobiologia, ou Biologia das construções.

A Geobiologia é o estudo do impacto do meio sobre os seres vivos e a aplicação deste conhecimento para a detecção e neutralização de ondas nocivas que atrapalhem no desenvolvimento saudável desses seres.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), os elementos que influenciam nossa saúde são a genética, alimentação, hábitos de vida, sociedade e habitação (infra-estrutura e a construção). Sem o equilíbrio desses elementos, nosso organismo pode viver prejudicado. Também pela OMS, 30% das casas existentes e 70% dos espaços empresariais/comerciais são construções doentes seja pela Síndrome do Edifício Enfermo (SBS), que é a condição médica onde indivíduos adoecem sem razão aparente ao habitar ou trabalhar em um dado edifício, e que os sintomas se agravam com o aumento da permanência no local ou pela Doença Provocada pelo Edifício (BRI), sintomas de doença diagnosticável e identificada que pode ser atribuída diretamente à construção.

Hoje, mais que em qualquer outro tempo, precisamos nos atentar a qualidade das construções aos seus níveis bióticos, pois nossa rotina está totalmente envolvida em espaços construídos fechados: nossa casa, carro ou algum outro meio de transporte (que é um meio fechado), local de trabalho, shoppings, teatros, restaurantes, ou seja, temos muito pouco contato com o externo, com a natureza. E esse contato era a rotina dos nossos antepassados, é como nosso organismo está programado para viver, mas acabamos esquecendo e perdendo essa essência ao longo do caminho. Dito isso, começamos a não nos espantar com a falta de qualidade de vida e bem estar das pessoas nos dias atuais.

Pode parecer novidade, mas essa relação do lugar com a saúde vem de muito tempo atrás, desde os chineses antigos com o que conhecemos hoje como Feng Shui, com os egípcios e com os romanos que observavam a natureza em busca do melhor lugar para levantar as cidades e construções. Com o tempo, pesquisas científicas foram e vem sendo feitas e comprovadas as influências do meio ao nosso organismo.

A Biologia da construção engloba desde a escolha do terreno para um local sem grandes interferências telúricas até o desenvolvimento de um projeto totalmente saudável, visando sobre tudo o bem estar e qualidade de vida dos moradores. Em construções já existentes, fazemos uma análise para saber se a construção é saudável ou não e como interfere na vida do morador. Cada ambiente é analisado tomando em consideração o tempo de permanência, pois quanto maior o tempo naquele local, melhor a qualidade do espaço tem que ser para nos proporcionar saúde.

Os fatores que são alvo das análises geobiológicas que afetam a energia e consequentemente a qualidade da moradia são a iluminação natural, contaminação do ar por falta de ventilação natural, a umidade, temperaturas extremas, poluição sonora, radioatividade que está presente nos materiais de construção, como o concreto muito utilizado hoje em dia, a exposição aos campos magnéticos e eletromagnéticos (eletrônicos, torres e antenas de celular), as perturbações geológicas como águas subterrâneas, falhas geológicas, linhas magnéticas da Terra, orientação da construção em relação aos pontos cardeais.

Quando os fatores de influência são trabalhados e entram em padrões ótimos de funcionamento aumentamos o bem estar e a vitalidade dos moradores, colaboradores, usuários e habitantes de um determinado espaço. Pessoas mais felizes e saudáveis tendem a conviver melhor, trabalhar com mais eficiência, ter maior produtividade e crescente engajamento. A nossa busca incessante pela felicidade e saúde pode, e deve, ter nossas casas e construções como nossa aliada. Harmonia e consciência é o caminho!

Veja também

Evento Polo Casa Vip

Um grupo de 21 empresários teve uma ótima iniciativa e montou um polo com diversos …

Deixe uma resposta