Home / Destaques / Inseminação artificial é alternativa para garantir a reprodução de cães

Inseminação artificial é alternativa para garantir a reprodução de cães

filhotes-de-cachorro-foto

Técnica utilizada no Hospital Veterinário da Unopar permite o melhoramento genético de raças e também pode ser um bom investimento

A cadela Lunna, da raça Golden Retriever, acaba de ter nove filhotes, quatro fêmeas e cinco machos, provenientes do uso da técnica de inseminação artificial. Esse é um dos exemplos de sucesso do projeto de extensão de reprodução assistida em animais de companhia, coordenado pelo professor titular do curso de Medicina Veterinária da Unopar, Flávio Guiselli Lopes. A proprietária da cadela Lunna optou pela técnica por ser simples, não invasiva e pela vantagem de garantir difusão de material genético com características desejáveis.

A inseminação artificial em cães é uma técnica bastante desenvolvida, mas ainda pouco divulgada. No Brasil, a criação de cães de raça tem se tornado uma atividade comum e economicamente rentável. De acordo com o docente, o sucesso da técnica depende principalmente do momento correto da inseminação, do número de inseminações a serem realizadas e da qualidade do sêmen do reprodutor. A técnica também permite a otimização do sêmen de um reprodutor para diversas fêmeas e a difusão de material genético de animais de alto valor afetivo ou zootécnico.

Assim, os criadores podem selecionar animais com características fenotípicas e comportamentais desejadas. “Em programas de terapias a doentes em hospitais, centros de saúde e pessoas carentes, por exemplo, os cães precisam ser dóceis e responsivos aos comandos”.

Além disso, outra finalidade é a utilização em animais com impossibilidade de realizar a monta natural, devido a problemas anatômicos, comportamentais ou patológicos. É o caso de algumas raças, com tendência a sobrepeso, como por exemplo, o Buldogue Inglês e Francês, o Pug e o Basset-hound.

Segundo o professor Flávio, devido à grande procura na região, o Hospital Veterinário de Arapongas já disponibiliza o serviço de coleta e conservação de material genético.

Via S2 Publicom
Imagem ilustrativa

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta