Home / Destaques / Itatiba está entre as 20 cidades menos violentas do Brasil
Fotos: Arquivo/ PMI

Itatiba está entre as 20 cidades menos violentas do Brasil

Itatiba é a vigésima cidade menos violenta do Brasil, segundo dados divulgados na segunda-feira, dia 05 de junho, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A informação consta no “Atlas da Violência 2017”, produzido pelo Instituto em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
“O Secretário e a Guarda Municipal estão se esforçando muito para combater a criminalidade em Itatiba, ainda que a violência seja um problema nacional e a responsabilidade nessa área seja do Governo Estadual. Vamos continuar fazendo tudo o que está ao nosso alcance para manter nossa cidade segura”, comentou o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.
O Atlas analisou dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde e utilizou também informações dos registros policiais publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP. Para listar os 30 municípios potencialmente mais e menos violentos do Brasil, o estudo considerou as mortes por agressão (homicídio) e as mortes violentas por causa indeterminada
Além de ser a vigésima do país, Itatiba também é a 13ª cidade do estado de São Paulo com menor índice. “Lutamos muito para garantir a redução dos índices de violência e criminalidade, que muito se deve ao trabalho da Guarda Municipal, em parceria com as Polícias Civil e Militar e o uso cada vez mais estratégico do nosso serviço de inteligência e monitoramento”, explicou João Maioli, Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão. “Nossacidade também trabalha em conjunto com as outras cidades da região, fazendo um policiamento integrado, que coíbe fugas em caso de algum crime”, completou.

Índices melhoram com relação a 2016
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo já havia divulgado, no final do mês de maio, resultados positivos sobre a segurança de Itatiba, que apresentou uma redução significativa em vários índices.
Nos casos de furto de veículos, que no primeiro quadrimestre de 2016 somavam 92 casos, caíram para 33 ocorrências entre janeiro e abril deste ano – queda de 64%. No caso de roubo de veículo, de 39 registros efetuados ano passado, o índice caiu para 18 em 2017, redução de 53%. Já a quantidade de veículos recuperados aumentou, indo de 51 veículos para 53 no quadrimestre.
A SSP de São Paulo também registra outras quedas de índices em Itatiba, como nos números de homicídio doloso e vítimas, tentativas de homicídio, lesão corporal dolosa, estupro, roubo e furto.
Outras melhorias também são sentidas em Itatiba: o número de armas de fogo apreendidas aumentou de 16 para 22, o número de pessoas presas em flagrante também aumentou, passando de 65 para 78, enquanto as por mandado subiram de 37 para 49. O número de prisões efetuadas passou de 94 para 104.

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta