Home / Destaques / Itatiba tem redução de mais de 90% nos casos de dengue

Itatiba tem redução de mais de 90% nos casos de dengue

O combate a dengue em Itatiba já mostra grandes resultados em 2017. A Secretaria Municipal de Saúde registrou sete casos confirmados, sendo que um deles foi contraído fora do município. No mesmo período de 2016 o município registrava 87 casos confirmados. A redução, no comparativo do semestre, é de 91,9%.
O prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira comentou sobre trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura nos primeiros seis meses do ano. “Combatemos a dengue todos os dias. Um dos nossos primeiros atos no governo foi iniciar uma ação coordenada entre as Secretarias, onde cada uma delas colabora em algum ponto. Além disso, viabilizamos um incentivo financeiro adicional para as Agentes Comunitárias de Saúde e para as Agentes de Controle e Combate à Endemias, pleito antigo das categorias que são a ponta de lança nesse trabalho”.
“Temos realizado um intenso trabalho para evitar os casos de dengue. As Agentes Comunitárias de Saúde e os Agentes de Combate a Endemias verificam possíveis focos dentro e fora das residências, orientando os moradores. Mesmo com os bons resultados, os esforços continuam”, pontuou o Secretário de Saúde, Dr. Fábio Alves.
Além do trabalho da Secretaria de Saúde, outras áreas da Prefeitura também estão engajadas no tema. O Catabugiganga, promovido pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, já recolheu mais de 900 toneladas de inservíveis desde janeiro de 2017, retirando de circulação possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
“O que precisamos agora é que a população se conscientize e passe a utilizar cada vez mais esta estrutura dos Ecopontos para possibilitar uma cidade mais limpa e saudável sem focos de dengue”, comentou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothea Monteiro. “Para o segundo semestre estamos organizando junto com a Secretaria de Educação um amplo trabalho nas escolas iniciando pelas mais próximas aos Ecopontos” informou.

CONSCIENTIZAÇÃO
Outras áreas da Prefeitura trabalham na conscientização da população. Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) realizaram palestras com beneficiários do Bolsa Família. No CRAS do Pq. San Francisco, mais de 50 pessoas compareceram. “Em minha casa sempre deixo os recipientes virados para baixo. Inclusive não utilizo as bandejinhas sob o vaso da planta para evitar o acumulo de água”, comentou Aparecida de Fátima Pinto, moradora da Rua Plácido Panach. “Todos os métodos de prevenção e combate a dengue são bem-vindas”, completou.
A rede municipal de ensino também está envolvida em transmitir às crianças os conceitos de combate à dengue. “A conscientização sobre os cuidados necessários para evitar os criadouros do mosquito da dengue estão incorporados no cotidiano das escolas. Isso transforma as crianças em multiplicadores das boas práticas, fiscalizadoras do próprio lar, transmitindo as orientações aos pais”, comentou o Secretário de Educação, Anderson Sanfins.

Veja também

Melhor Estudante da Escola Pública é da EMEB Vera Lúcia

No dia 21 de novembro, Prefeitura de Itaitba e Rotary Club anunciaram o vencedor do …

Deixe uma resposta