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Mitos e benefícios do Chá Verde

Saiba quais propriedades do chá verde realmente podem ajudar na sua saúde
Por Maiara Lima

O Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia Sinensis, muito popular na China e no Japão, que há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente, mas por ter algumas propriedades benéficas à saúde virou febre entre os brasileiros, que acreditam que o seu consumo acarreta em uma vida mais saudável. Mas, afinal, quais são os mitos e benefícios do chá verde?

Objeto de vários estudos recentes, segundo o American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura, pois seu extrato possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína. Já de acordo com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a tese de doutorado da farmacêutica Camila Alexandrina Viana de Figueiredo aponta a eficácia do chá verde também na ação imunológica do corpo, mas é preciso ficar atento aos inúmeros atrativos a ele associados. “Sempre vão existir alguns alimentos que estão na moda, com grande propaganda e enfoque da mídia, então é preciso cuidado na hora de avaliar se realmente existe comprovação ou se há um exagero na divulgação. No caso do chá verde, para se obter os benefícios é necessário um consumo regular e diário, tendo mais resultados para o organismo quando aliados a uma dieta variada e equilibrada”, afirma a nutricionista funcional Manoela Baptistella Cabral.

De acordo com a especialista, o primeiro passo para absorver as propriedades do chá verde de maneira correta é saber preparar esse tipo de chá.

“É importante que a água não seja fervida, apenas aquecida. Aqueça a água e desligue o fogo assim que surgirem as primeiras bolhas (antes de entrar em ebulição). Acrescente a erva, abafe ou tampe por 2 a 3 minutos, coe e está pronto para o consumo. Para 1 litro de água, o ideal é utilizar de 2 a 3 colheres de sopa da erva. No início, é interessante começar com apenas uma colher de sopa para acostumar com o sabor, que é bem amargo. Também é possível preparar a bebida e armazenar na geladeira para o consumo durante o dia, mas é importante frisar que para manter as propriedades nutricionais a bebida não deve ser reaquecida. O recomendado são cerca de 3 a 4 xícaras por dia de chá verde”, ressalta Manoela.”

acostumar com o sabor, que é bem amargo. Também é possível preparar a bebida e armazenar na geladeira para o consumo durante o dia, mas é importante frisar que para manter as propriedades nutricionais a bebida não deve ser reaquecida. O recomendado são cerca de 3 a 4 xícaras por dia de chá verde”, ressalta Manoela.
Entre os seus benefícios, a nutricionista aponta que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes e antiinflamatórias, é termogênico, acelerando o metabolismo e colaborando na perda de gordura e, além disso, atua de forma positiva na saúde cardiovascular e no sistema imunológico, ajuda a reduzir níveis plasmáticos de LDL- colesterol e do colesterol total e alguns estudos também indicam que o seu consumo aponta para a prevenção de alguns tipos de câncer, devido a sua ação quimiopreventiva. Mas, por ser também um estimulante, deve ser evitado por alguns pacientes. “Pessoas com pressão alta e que utilizam medicamentos anti-hipertensivos devem evitar o chá verde, pois devido a presença da cafeína, pode elevar a pressão arterial. Também deve ser restrito para pessoas sensíveis a cafeína e pessoas com dificuldades para dormir devem evitar o consumo do chá verde a noite,” explica a nutricionista.
Serviço:
MANOELA BAPTISTELLA CABRAL – NUTRICIONISTA FUNCIONAL
Rua Camilo Pires, 457 – Centro – Itatiba/SP
tel.: 11 4538.4088
manoela.nutricionista@yahoo.com.br
www.manoelacabral.com.br

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2 comentários

  1. Olá Manoela Cabral,

    Parabéns pela reportagem, ficou ótima e bastante esclarecedora sobre o chá verde. Aproveitando o espaço, gostaria de saber se o consumo de chá de erva doce também tem mesmos efeitos que o chá verde? Costumamos tomar o chá, antes de dormir e durante o dia, em saquinhos da “Mate Leão”.

    Obrigado e parabéns

    Bjs

  2. Olá Eduardo, obrigada pelo comentário. O chá de erva doce não tem os mesmo efeitos. Ele é calmante, digestivo, ajuda a diminuir os gases intestinais e também é expectorante ( ajuda na excreção do muco e catarro).
    Pode ser tomado durante o dia e antes de dormir. Ele é mais concentrado quando feito da erva do que esses de saquinhos. Fica a dica! Um abraço…

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