Home / Destaques / Musicalização Infantil

Musicalização Infantil

Por Juliana Rangel

É fato: surge um vídeo na internet de um bebê ou mesmo de uma criança novinha tocando um instrumento e isso logo se torna viral. Porque, afinal, é raro uma criança conseguir tocar tão bem um instrumento, não é mesmo? Não!

A musicalização infantil é muito trabalhada na Europa e nos Estados Unidos e é por isso que a maioria desses vídeos que surgem são internacionais. Fora do Brasil, consideram aulas de música tão importantes quanto a grade de ensino comum do ensino fundamental. Então, desde pequenos, os alunos são incentivados a aprender algum instrumento.

“A música estimula os cinco sentidos humanos e explorar estes sentidos causa uma vivência única para a criança, além de ajudar na aptidão, aguçar o ouvido e a percepção, por isso a criança que estuda música tem o resultado bem mais rápido que as outras na escola”, frisa Fernando Telles, músico e proprietário da escola de música Sol Maior.

O tocar, o ouvir, o cantar e o dançar aproximam as crianças, causando a interação social e a quebra de preconceito logo cedo, pois enquanto estão tocando, elas se sentem todas iguais. A música torna a criança um ser humano melhor, pois trabalha como um todo na educação dos pequenos. “Quando a criança é introduzida ao universo da música nas idades mais tenras, ela consegue desenvolver habilidades incríveis para seu crescimento e aprendizado. Percebo isso cada vez que as meninas terminam uma aula e dão continuidade em casa, no dia a dia”, conta Adriana Costa, mãe das meninas Yasmin e Elisa Costa Kirschbaum.

“Outro ponto importante é que a música ajuda as crianças com deficiência, colaborando com a inclusão social. Pessoas com problema de audição, autistas e até com dificuldades nos movimentos das mãos têm grande melhora com a musicoterapia, cada vez mais indicada pelos médicos, já que eles sabem o poder que a música tem”, salienta Fernando. A música aproxima, aflora os sentidos e sentimentos e tem uma importância intelectual imensa.

Já dizia o escritor e psiquiatra Anthony Storr: “Música é tão livremente disponível hoje que negligenciamos ou subestimamos seu poder para o bem ou mal”.

Para saber mais:

Sol Maior
Alameda Dom Pedro II, 110, Santa Cruz, Itatiba/SP
Contato: (11)4534-3346
Facebook: Sol Maior Itatiba

Veja também

Covabra reinaugura unidade de Itatiba

Via: Alfapress Comunicações Com espaço 100% maior e novo mix de produtos e serviços, a …

Deixe uma resposta