Home / Destaques / No dia mundial da água, economize em todos os cômodos da casa

No dia mundial da água, economize em todos os cômodos da casa

23098392-agua-1 - Copia

Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano, estando cada vez mais escasso.

Em tempos de crise hídrica, todo esforço das pessoas é essencial para que esse precioso recurso natural não se esgote. Aproveitando o dia mundial da água, comemorado no próximo domingo, 22 de março, a Iguanafix, site para orçar e contratar serviços de consertos em casas ou escritório listou algumas dicas e consertos que você pode fazer em casa para ajudar na economia de água.

Lavanderia

– Reaproveitamento da água da máquina de lavar – instale um reservatório para recolher a água utilizada na lavagem e enxágue das roupas. Com isso, é possível para lavar o quintal e regar as plantas.

Banheiro

– Reaproveitamento da água do chuveiro – 5 minutos de chuveiro ligado liberam, em média, 60 litros de água; 20 minutos consomem 120 litros. Para que essa água não se perca ralo abaixo, a opção é construir uma segunda rede de canos, separando o escoamento da água da ducha. Esta seria direcionada para  abastecer a descarga, por exemplo. Há projetos que também redirecionam para torneiras de áreas externas, onde a água não é utilizada para consumo humano.

– Revise as torneiras e registros para que não tenham vazamentos.

– Instale a descarga de caixa acoplada. Enquanto a descarga comum libera entre 9 e 10 litros a cada acionamento, a caixa acoplada utiliza apenas 6 litros.

Cozinha

– Instale um arejador na torneira da cozinha. Isso reduz em até 57% o consumo de água. Não esqueça de manter a torneira fechada enquanto ensaboa as louças.

– Revise que as torneiras e registros não tenham vazamentos.

Manutenção de Torneiras

– Os vedantes das torneiras (courinhos ou borrachinhas) são resposáveis por vedar a entrada de água e por isso devem ser trocados uma vez por ano.

– Os flexíveis (as mangueiras que fazem a conexão) também devem passar por uma revisão nas vedações.

Manutenção da Descarga

–  Tanto as descargas com válvula ou com caixa acoplada devem ter seus mecanismos revisados uma vez por ano. No caso do último modelo, também é indicado verificar a vedação no fundo da caixa e regular a torneira da boia.

– Para detectar vazamentos: veja se há movimento na água. Outra dica é jogar cinzas no vaso e deixar passar alguns minutos. Se após esse período as cinzas não estiverem mais no vaso, pode agendar a visita do encanador.

Via: Seven Public Relations

Veja também

Governo Federal descontinua unidades da Farmácia Popular; remédios continuam sendo distribuídos

Via: Assessoria de imprensa/Departamento de Comunicação Prefeitura de Itatiba Devido ao encerramento da parceria do Governo …

Deixe uma resposta