Home / Bem estar / O parto normal é o melhor laço entre mãe-bebê

O parto normal é o melhor laço entre mãe-bebê

DOULA1

Por Juliana Rangel

Doulas apoiam o parto humanizado e normal e dão dicas e apoio emocional às gestantes

Há anos estamos perdendo a cultura do parto humanizado e dando margem a cultura de hospitalização. Estávamos tendo um aumento desenfreado de números de cesária no país, então a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) tornou obrigatório o uso do partograma nas redes privadas, para que os médicos diminuam o número de cesarianas, afinal, parto normal tem que ser feito de forma normal.

No Brasil, 55,6% dos partos são cesáreas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que este percentual não passe dos 15%. É fato que a cesária é necessária em muitos casos, mas não em todos. “O ideal é que o bebê saia na hora que ele decidir, para ele ser inserido no mundo de uma maneira delicada, começar a vida com sutileza.”, explica Stella Fonseca, psicóloga e doula.

Para que o número de partos normais volte a ser maioria, as doulas estudam sobre gestação, técnicas de intervenção e tudo o que envolve o parto. Hoje cada vez mais procuradas, as doulas são acompanhantes de gestantes, que dão suporte físico e emocional às grávidas. O curioso é que estamos andando pelo caminho contrário, pois há algumas décadas todas as mulheres tinham suas ‘doulas’, porém sem ter esse nome.

“No hospital, há médicos especialistas, enfermeiras, obstetras, ou seja, apenas pessoas desconhecidas. Como uma mulher cuida do sentimental assim, num momento tão íntimo? A gravidez é um momento de extrema importância para a mãe e a doula supri essa demanda afetiva, dando auxílio emocional e físico e deixando a gestante calma e segura na hora do parto.”, salienta Stella.

A doula dá dicas aos pais, explica sobre termos médicos, tem presença durante o pré parto e após o nascimento da criança, ensina técnicas de respiração e métodos de aliviar a dor e incentiva o parto normal, afinal, o parto normal é o melhor laço afetivo entre mãe e bebê e evita depressão pós parto.

Veja também

Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, a mão de direção no trecho …

Deixe uma resposta