Home / Destaques / Óculos com proteção UVA e UVB são realmente importantes?
Banco de Imagens

Óculos com proteção UVA e UVB são realmente importantes?

Via: Blog Ótica Rafael Lopes
Sim! Importantíssimo para a saúde ocular. Poucas pessoas sabem da importância de utilizar óculos de sol com proteção UVA e UVB. Afinal a exposição dos olhos aos raios UV pode causar danos gravíssimos à sua visão. Por isso, tanto em nosso e-commerce quanto na loja física, a Ótica Rafael Lopes sempre recomenda o modelo quadrado da marca HB por ser uma armação de acetato especial e possuir elevada proteção.

Mas afinal, você sabe o que são raios UVA e UVB?
Primeiro é importante que você entenda que UV é a abreviação de Ultra Violeta (raios solares).
UVA são os raios solares que estão presentes durante o ano todo, que atingem a pele e também os olhos. Eles tem um grau de intensidade média e penetram profundamente nos tecidos. São responsáveis pelo envelhecimento, surgimento de manchas na pele e também doenças nos olhos.
Já a radiação UVB possui um grau elevado de intensidade e normalmente ocorrem com maior frequência no verão, quando as temperaturas estão mais quentes. Os raios UVB penetram superficialmente nos tecidos e são responsáveis pela vermelhidão e queimaduras na pele, além do câncer de pele e também tumores nos olhos.

Como proteger os seus olhos das radiações UVA e UVB?
Use óculos com as chamadas lentes polarizadas!
A Ótica Rafael Lopes possui um modelo Enduro da Oakley recomendado por diversos óticos do mundo todo por possuir lente polarizada e ser super leve e resistente. Esse tipo de lente garante mais proteção aos olhos, isso porque elas têm fórmulas com 100% de cuidados contra raios UVA e UVB, além disso, a polarização delas é horizontal, essa característica ameniza a quantidade de luz dos raios e aumenta a capacidade de visão mesmo nos dias mais ensolarados.

ALERTA
Não use óculos piratas!
Esses modelos prejudicam a visão porque as lentes falsificadas fazem com que a pupila dilate com os raios solares, então, a luz acaba entrando com mais profundidade nos olhos. Além disso, os acessórios sem proteção podem causar a chamada fotoceratite (inflamação na córnea acarretada por queimadura de primeiro grau), isso pode acontecer depois de seis horas de exposição ao sol.

Como saber se meu óculos possui proteção?
Normalmente as óticas vendem óculos com proteção UV, mas em caso de dúvidas, peça para o ótico verificar a proteção através de um equipamento chamado lensômetro.
*O lensômetro é um equipamento que faz parte do laboratório da ótica e verifica as lentes de um óculos. Nele também é medido o grau, o eixo e o índice de proteção UV. Uma boa dica é que para 100% de proteção, é ideal que o resultado seja de UV 400.
O resultado desse teste é a garantia de que seu óculos de sol irá proteger os seus olhos. A informação “UV 400″ indica que as lentes do óculos de sol oferece a proteção máxima contra a radiação UVA e UVB. Atente-se!

Veja também

Empresa itatibense Campestre completa 20 anos de experiência e empreendedorismo

A Campestre Cozinha Industrial completa 20 anos em 2018 atendendo mais de 15 grandes clientes …

Deixe uma resposta