Home / Agenda / Olimpíada Estudantil: 6 jogos movimentam a rodada do handebol

Olimpíada Estudantil: 6 jogos movimentam a rodada do handebol

Desde 1976, a Olimpíada Estudantil faz parte da cultura esportiva, educacional e social de Itatiba. Sobrevive ao tempo, às novas propostas pedagógicas e políticas esportivas e o seu maior legado é na formação dos alunos como esportistas e cidadãos.

A Olimpíada foi uma iniciativa dos professores de Educação Física de Itatiba. Idealizada pela Profª Tecla Mantovanelli Jorenti, com apoio dos professores Mario de Oliveira Jr, Luiz Antonio Capelletto e Marta Feres Palma. A realização da primeira edição ficou a cargo da Coordenadoria de Esportes e Recreação, da Inspetoria Regional de Esportes e Recreação, Delegacia de Ensino e da Comissão Municipal de Esportes.

A Olimpíadadeixou de acontecer em apenas duas ocasiões: 1981 e 2008. Anualmente, a cerimônia de abertura é um evento especial dentro da programação da Olimpíada Estudantil com desfile de alunos, apresentações de danças e coreografias e a tradicional eleição da Rainha e das Princesas da competição.

As competições da Olimpíada foram disputadas nas categorias Mirim, com crianças de 11 e 12 anos, nascidos em 2003 e 2004, e Infantil com crianças de 13 e 14 anos, nascidas em 2001 e 2002. No total foram realizados 155 jogos, com a participação de 121 equipes e mais de 2500 alunos da rede pública municipal e da rede privada.

As atividades de 2015 tiveram alterações para se adequarem ao currículo escolar. No primeiro semestre foram realizadas as competições de Handebol, Basquetebol e Voleibol, modalidades do currículo ‘Esportes com a mão’, que visa dar vivências práticas e competitivas. Como forma de incentivar e estimular a participação dos jovens alunos, foram classificadas as equipes em série Ouro e Prata, assim possibilitou premiar uma maior quantidade de estudantes. Nesta fase participaram mais de 1800 alunos da rede publica e privada, com a participação de 75 equipes, 20 escolas e 80 jogos disputados.

No segundo semestre foram realizadas as competições de Futebol de Campo, que atendeu o currículo de ‘Esportes com os pés’. O objetivo da competição foi incluir uma maior quantidade de alunos por equipe e também atrelar a participação do aluno ao seu desempenho escolar. O evento foi um sucesso, participaram 20 escolas com 46 equipes e mais de 1000 alunos nas séries Ouro e Prata.

O II Festival de Coreografias e Danças da Olimpíada Estudantil foi realizado no Teatro ‘Ralino Zambotto’. O evento encerrou as atividades do segundo semestre e atendeu ao currículo ‘Ginástica, Dança e movimento’. A programação deste ano envolveu além das escolas, os projetos sociais e educacionais do município. Devido ao grande interesse das escolas e alunos, o festival foi realizado em dois dias. Foram 23 apresentações e mais de 500 alunos que subiram ao palco.

As escolas que participaram da edição de 2015 da Olimpíada Estudantil foram: Emeb ‘Prof. Agenor Vedovello’, ‘Profª. Ângela Lygia Parodi Scavone’, ‘Anna Abreu’, ‘Basílio Consoline’, ‘Prof. Benno Claus’, ‘Profª. Eliete Aparecida Sanfins Fusussi’, ‘Chico Peroba’, ‘Profª. Guiomar Ciarbelo’, ‘Profª. Inês Prado Zamboni’, ‘Profª. Maria do Carmo Parisotto Mosca’, ‘Profª Mara Cabral Simões Alegre’, ‘Profª Maria Mercedes de Araújo’, ‘Profª Marina Araújo Pires’, ‘Araújo Campos’, ‘Philomena Zuppardo’, ‘Sebastião de Camargo Pires’, ‘Profª. Sônia Rita Penteado Aguiar Santos’, ‘Prof. Luiz Pântano’ e as escolas particulares Anglo, Litteratus, Next e Triação.

Categorias

As Olimpíadas são disputadas em duas categorias: mirim com crianças entre 11 e 12 anos, nascidos em 2003 e 2004 e infantil com crianças entre 13 e 14 anos, nascidas em 2001 e 2002.

Saiba mais detalhes em: http://www.itatiba.sp.gov.br/Esportes/olimpiada-estudantil.html

Veja também

Festa Q Hollywood – Cobertura Padovani Fotografias

Confira as fotos incríveis que nosso fotógrafo fez da festa Q Hollywood, que aconteceu no …

Deixe uma resposta