Home / Casa & Decoração / Paisagem que você merece!!!
Foto: Arquivo Pessoal

Paisagem que você merece!!!

Para o Especial de casa e Decoração a Q Revista entrevistou a Innova Paisagismo, que nos contou o passo-a-passo de um projeto paisagístico.

que é paisagismo?

Paisagismo é a atividade que se destina a modificar as características visíveis, físicas e emocionais de um espaço, rural e urbano, que incluem: os elementos vivos, como flora e fauna, que normalmente é chamado de jardinagem; a arte de cultivar plantas com o objetivo de criar uma configuração de bela paisagem; elementos naturais tais como a forma do terreno, elevações ou córregos; os elementos humanos, tais como estruturas, edifícios ou outros objetos materiais criados pelo homem; elementos abstratos, tais como o clima e as condições de luz; e elementos culturais.

O paisagismo é uma arte, uma ciência em que é necessário habilidades de boa observação e de design, bem como planejamento, organização, criatividade e imaginação. Pode também ser definido como um processo racional pelo qual o homem usa a natureza como uma ferramenta para se expressar, ao mesmo tempo que para obter benefícios diferentes. É um conceito que engloba partes de várias disciplinas como agronomia, arquitetura, sociologia, ecologia, arte, etc., em pequenas proporções para tratar de espaços, tendo em conta o volume e o fator tempo.

Como é feito o projeto?

Inicia-se um projeto paisagístico a partir da coleta de informações, através do projeto do imóvel ou uma visita ao local, quando serão analisadas as características do imóvel, como estilo arquitetônico, dentre eles: toscano, renascentista, modernista, colonial e muitos outros.  Também são analisadas as proporções e medidas do imóvel: uma reunião entre o paisagista e o proprietário é determinante para o melhor entendimento das reais expectativas, preferências e características pessoais do cliente.

A segunda etapa é elaboração – feita por um projetista com todas as informações e dados técnicos necessários darão sequencia na criação do paisagismo, onde o profissional paisagístico utilizará todo conhecimento técnico a fim de criar um projeto harmonioso, pratico, funcional, de baixa manutenção, durável e acima de tudo, belo.

Esse trabalho é realizado com o auxílio de softwares específicos em 2D ou 3D, nos quais o proprietário consegue visualizar com detalhes seu jardim, virtualmente, antes da execução do mesmo.

Foto: Arquivo Pessoal

Qual os passos para a execução do projeto?

Após a concretização e aprovação do projeto, o mesmo é encaminhado à equipe de execução. Orientada e encaminhada ao local, com auxilio do paisagista e as orientações devidas, a equipe prepara o terreno, definindo os espaços e criando relevos, logo após são introduzidas as plantas e, por fim, o acabamento.

Todos os ambientes podem fazer paisagismo?

Sim, pois ao somar  criatividade,  conhecimento técnico e experiência adquiridas com anos de trabalho, é possível desenvolver opções para todo e qualquer espaço e ambiente.

Cite os melhores lugares para se fazer paisagismo:

É muito relativo, pois independente do espaço, ao utilizarmos as técnicas e as escalas necessárias, atingimos excelentes resultados. Nesse caso, a escala é fundamental.

Exemplo: o paisagismo pode ser criado desde grandes fazendas e sítios até varandas de apartamento e mesmo dentro de uma garrafa (terrário ).

Quais são as tendências de jardinagem para 2017?

• Materiais naturais: após anos de minimalismo, agora há um interesse renovado dos materiais naturais e um estilo menos geométrico, mais orgânico. E muita vegetação, em todos lugares.

• Mistura de estilos:  misturar peças antigas com novas, peças vintage com peças de design moderno, faz seu jardim ficar super cool e estiloso.

• Tecnologia aliada a sustentabilidade: Tecnologia em paisagismo e jardins significa usar o que há de moderno na área da engenharia e da agricultura. Os materiais e as estruturas usadas hoje na edificação e na impermeabilização de obras, permitem implantar telhados verdes e jardins verticais. Da área agrícola, usamos modernos compostos orgânicos elaborados a partir de resíduos industriais. Além disto, no paisagismo hoje se usa a tecnologia dos sistemas de irrigação aprovados na agricultura como o gotejamento e os microaspersores. Fique atento a novidades de espécies de plantas ornamentais e alimentícias como as variedades gourmets (sementes e mudas). Além de produtos orgânicos sustentáveis para controlar as pragas e as doenças das plantas.

Onde Encontrar:
Innova Flora Plantas Ornamentais
Rua Luis Scavone 351 – Vila Santa Clara – Itatiba/SP
Tel: (11) 4534-4962 – innovapaisagismo@hotmail.com
Facebook: Innova Paisagismo

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta