Home / Destaques / Páscoa sem grana: o que fazer?

Páscoa sem grana: o que fazer?

ovo

Especialistas dão dicas de como aproveitar a data para explicar às crianças sobre educação financeira, bem como sobre o significado real da comemoração

A Páscoa está chegando e junto com a data vem o pensamento: como conciliar celebração e orçamento? Se a situação financeira não é das melhores, talvez seja o momento de aproveitar para introduzir aos pequenos algumas lições de educação financeira. Segundo o professor de Economia da Uniasselvi, Fausto Curadi, essa pode ser a oportunidade de argumentar sobre a real importância da data festiva, enfatizando que o ovo é um símbolo que remete ao renascimento e ao início de novos tempos. “É possível, também, trabalhar sobre a diferença entre os conceitos ‘caro’ e ‘barato’, mostrando que um item que tem o valor baixo não necessariamente é barato e vice versa”, completa o docente, que aposta na ideia de disseminação dos conceitos preço e valor.

Para o docente do curso de Psicologia da Unopar, Marcio Neman, a problemática que envolve a compra do ovo de páscoa vai além da questão da data comemorativa. “Comprar um ovo reflete uma questão contemporânea maior, que diz respeito à maneira como as famílias constroem valores a partir do exercício exacerbado das mídias para a venda em grande escala”, afirma. Assim como o Natal, ambas as datas cristãs são vistas como momento obrigatório para comprar e oferecer algo às pessoas, segundo Márcio. “Dessa maneira, o que afeta, realmente, não é o fato de existir a ausência do símbolo durante a comemoração, mas sim como os pais lidam com a questão do consumismo, com a gratificação pelas ações de esforço e cumprimento do papel de filho e, principalmente, como a família lida com a frustração da criança de não conseguir um ovo de Páscoa grande e contendo o seu personagem de desenho preferido”, ressalta.

E se não tiver ovo?

É possível que as crianças fiquem frustradas por não ganhar o ovo que querem ou, ainda, ovo algum. Porém existem formas de minimizar e acabar com esse sentimento. Para Fausto, uma forma de lidar com isso é mostrar que datas festivas são importantes, mas que o dia a dia só se torna mais saudável e próspero quando há planejamento. “As pessoas não conquistam objetivos de um dia para o outro. São meses, semestres e anos de bons hábitos e bons negócios. Por que não compartilhar esses princípios econômicos com os filhos?”, completa.

Márcio reforça que a ausência do símbolo não atrapalhará no desenvolvimento psicossocial, e aposta que cada família deve lidar com a questão a partir de como se configura a relação de afeto e respeito para com a criança.  “Se a família não tem condição de comprar um ovo menor, talvez seja importante conversar com a criança sobre as prioridades. Com afeto e esclarecimento, mesmo chateada com a situação, a criança entenderá a realidade que a cerca”, finaliza. 

Fazendo em casa

Àqueles que não conseguem abrir mão do chocolate nessa data, mas que precisam economizar, a técnica em Gastronomia e Nutrição da Unopar, Cristiane Picolo P. de Assis, ensina uma receita prática e gostosa de ovo de páscoa caseiro.

Ovo de Pascoa Recheado com Crocante de Bis

Ingredientes
500g de chocolate ao leite ou meio amargo
1 (uma) forma para ovo de chocolate com molde de silicone de 1 kg

Recheio
2 (duas) caixas de chocolate bis
200 g de chocolate derretido

Modo de preparo

Corte o chocolate em pedaços pequenos e transfira-o para uma vasilha de vidro transparente. Derreta o chocolate no micro-ondas em potencia média, com intervalos de 30 segundos, mexendo-o bem com uma espátula a cada intervalo para que derreta por igual. O tempo de derretimento varia de acordo com a potência do aparelho. Também é possível derreter o chocolate em banho-maria, utilizando fogo baixo, mexendo-o sempre.

Quando o chocolate tiver derretido, despeje-o sobre uma superfície de mármore limpa e lisa. Com a espátula, faça movimentos circulares no chocolate derretido para que ele esfrie. Quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, retorne-o para a vasilha de vidro. Também é possível esfriar o chocolate colocando-o em um vasilhame e, em sequencia, colocando esse vasilhame em um recipiente com gelo. Mexa-o para que o resfriamento aconteça de maneira uniforme. Cuidado para não respingar água no chocolate.

Coloque o chocolate até a marca existente na forma. Em seguida coloque o molde de silicone em cima do chocolate, pressionando levemente até o preenchimento da forma. Leve a geladeira até que fique firme. Desenforme os ovos de chocolate colocando as formas de cabeça para baixo sobre uma superfície limpa e lisa. Faça uma leve pressão com as mãos na parte superior da forma até o chocolate sair todo sozinho.

Modo de preparo – Recheio

Corte o bis em pedaços médios e misture aos 200g de chocolate. Depois da casca do ovo pronta, acrescente em cada casca uma camada. Leva a geladeira até que fique firme. Apare as bordas, se necessário, para que as duas metades possam se fechar para formar um ovo.

Via S2 Publicom

Veja também

Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, a mão de direção no trecho …

Deixe uma resposta