Home / Capa / Paula Fernandes – Cantora e compositora é revelação absoluta de 2011

Paula Fernandes – Cantora e compositora é revelação absoluta de 2011

Por Maiara Lima

Com a marca de mais de um milhão e meio de cópias vendidas, a música mais tocada nas rádios brasileiras e sendo a pessoa mais buscada no Google Brasil no ano passado, a cantora e compositora Paula Fernandes foi a revelação absoluta de 2011. Talentosa e carismática, Paula conquistou milhares com seu sertanejo pop e figura hoje como uma das mais importantes artistas femininas do Brasil na atualidade.

Com a agenda de shows lotada e apresentações pelo país inteiro, quem vê a artista tendo sucesso absoluto na venda de discos, em número de execuções nas rádios, acessos de vídeos e aparições em quase todos os meios de comunicação, não imagina que Paula Fernandes começou a cantar aos oito anos de idade e chegou a desistir da carreira durante um período por causa das dificuldades.

Mineira de Sete Lagoas, Paula, de 27 anos, lançou seu primeiro álbum, um disco de vinil, aos dez anos e se apresentava em festas e casas de espetáculo da cidade, chegando a participar de programas de televisão e rádio para divulgar seu trabalho. Dois anos depois, se mudou para São Paulo com a família, onde foi contratada por uma companhia de rodeios, na qual trabalhou durante cinco anos. Nesta época, inspirada pela novela “Ana Raio e Zé Trovão”, Paula lançou seu segundo CD, intitulado ‘Ana Rayo’, com repertório pop/sertanejo.

Com esse trabalho, a artista foi apresentada pelo produtor musical Marcus Viana para o diretor Jayme Monjardim, o que resultou na gravação da música ‘Ave Maria Natureza’, parte da trilha sonora da novela ‘América’. No mesmo ano, Paula lançou seu terceiro CD ‘Canções do Vento Sul, pelo selo Sonhos e Sons, com participação do grupo Sagrado Coração da Terra e do cantor Sérgio Reis, na música “Sem Você”.

Por esse álbum, no qual a artista já mostrava sua variedade artística, Paula recebeu uma indicação ao Prêmio Tim de Música Brasileira de 2006, na categoria de Melhor Cantora Popular (júris popular e oficial). Em dezembro deste mesmo ano, a cantora lançou o quinto álbum, com músicas de seu repertório internacional, intitulado ‘Dust in the Wind’, o qual teve a música homônima na trilha sonora da novela ‘Páginas da Vida’.

Em 2008, Paula teve seu talento reconhecido e foi contratada pela Universal Music, que apostou na cantora mineira no CD ‘Pássaro de Fogo’, que ganhou destaque para as músicas ‘Meu eu em você’ e ‘Pássaro de Fogo’. A partir daí a cantora teve o sucesso ‘Jeito de Mato’ como a música mais popular da novela ‘Paraíso’ e emplacou a regravação da música da Ivete Sangalo ‘Quando a Chuva Passar’ como trilha sonora da novela ‘Escrito nas Estrelas’.

Em outubro de 2010, Paula Fernandes gravou o primeiro DVD de sua carreira, com as participações de Victor & Leo e Leonardo e, após ter participado do especial de fim de ano de Roberto Carlos, não saiu mais da boca do povo. “Ela vai ser uma das maiores artistas brasileiras. Além de uma voz linda e poderosa, Paula Fernandes é grande compositora. Vocês ainda vão ouvir falar muito dessa mineirinha,” comenta Leonardo. Já César Menotti afirma que Paula consegue unir o conceitual e o popular na medida certa e Sérgio Reis afirma: “É a mais bela voz que ouvi nos últimos dez anos”.

Lançado em janeiro de 2011, o CD e DVD ao vivo de Paula Fernandes ficou em primeiro lugar durante oito meses e atingiu a cifra de 1,5 milhão de cópias vendidas e 500 mil downloads pagos pelas músicas do mesmo álbum, mostrando a extensão de seu talento, que não demorou muito para ser reconhecido fora do Brasil. Segundo a Associação Fonográfica Portuguesa, o álbum vendeu 50 mil cópias e atingiu a primeira posição também em Portugal.

Depois de conquistar inúmeros prêmios por aqui, a cantora foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Revelação, sendo a única brasileira a concorrer em uma categoria geral na 12ª edição da premiação que foi realizada em novembro do ano passado em Las Vegas.
Seguindo a boa fase, Paula gravou um dueto com a cantora country Taylor Swift, lançado em janeiro deste ano no CD da cantora americana, “Speak Now World Tour Live”. A música ‘Long Live’, que teve a versão em português criada por Paula a partir da letra original de Taylor, mostrou a força do sertanejo no Brasil e conseguiu desbancar a cantora britânica ‘Adele’- que passou seis meses na primeira colocação – na loja virtual de músicas iTunes.

Na onda das parcerias internacionais, Paula foi até Miami no início de fevereiro para um dueto também com o cantor colombiano Juanes. A cantora subiu ao palco para cantar a música ‘Hoy Me Voy’ durante a gravação do DVD Unplugged MTV de Juanes, que tem previsão de lançamento para maio.

Agora a cantora e compositora – que acabou de conquistar mais um prêmio como melhor cantora no “Melhores do Ano 2011” do “Domingão do Faustão” – está em estúdio preparando seu novo CD que também deve chegar às lojas no final de maio. Para a Q!, ela afirma que os fãs podem esperar muitas surpresas para este ano. Ninguém duvida de que será mais um sucesso.

– Com uma carreira de sucesso, você começou a cantar ainda criança e com apenas 10 anos já tinha lançado o primeiro disco independente “Paula Fernandes”. Como foi esse início da carreira de cantora logo na infância e o trabalho junto a uma companhia de rodeios depois que se mudou para São Paulo?
Paula Fernandes – Como todo começo, foi difícil! Por ser de uma família muito humilde, minhas principais dificuldades sempre foram financeiras. Na época em que mudamos para São Paulo a adaptação foi complicada, mal conhecíamos a nossa capital Belo Horizonte. Fases complicadas e ao mesmo tempo de muito aprendizado, só tenho a agradecer a todos que sempre estiveram ao meu lado.

– No seu segundo CD independente “Ana Rayo”, o seu trabalho foi apresentado ao diretor Jayme Monjardim pelo produtor musical Marcus Viana, e desde então suas músicas têm sido frequentes nas trilhas sonoras das novelas exibidas pela Rede Globo. Como foi a primeira gravação de uma música para uma novela e como foi quando sentiu o reconhecimento depois de ter suas músicas executadas como tema de protagonistas? Isso contribuiu para ter se tornado uma artista tão conhecida nacionalmente?
PF – Foi maravilhoso, ouvir sua voz em uma telenovela parecia mais um sonho, uma oportunidade incrível, só tenho a agradecer.

– Pelo seu trabalho no seu terceiro CD, “Canções do Vento Sul”, você foi indicada ao Prêmio Tim de Música Brasileira de 2006, na categoria de Melhor Cantora Popular (júris popular e oficial). Você esperava uma indicação como essa?
PF – Sempre esperamos o melhor de qualquer trabalho. Ter sido indicada, foi a realização de mais um sonho.

– Muitas de suas músicas têm como tema o amor, como é o seu processo de criação das letras que mexem com a emoção de milhares de fãs em todo o país? E quais as suas principais influências?
PF – Cresci ouvindo Tião Carreiro e Pardinho e Tônico e Tinoco no radinho de pilha de minha vó! Nunca parei exatamente para fazer uma canção, as inspirações podem surgir no trânsito ou no avião. “Papel e caneta sempre a mão”.

– Depois do quarto álbum, dessa vez com repertório em inglês (Dust in the Wind”), você assinou contrato com a Universal Music e atingiu grande sucesso com o CD Pássaro de Fogo atingindo a marca de 1 milhão de cópias em apenas 6 meses. Em uma época em que a indústria fonográfica não rende mais tanto quanto os shows para os artistas, como foi chegar a esse patamar em tão pouco tempo?
PF – Foi mágico, só tenho a agradecer a todos que adquiriram meus CDS e DVDs originais. Provamos que é possível vencer a pirataria com talento.

– Recentemente você gravou um dueto com a cantora americana Taylor Swift, com a música Long Live, como foi essa parceria? Você já conhecia o trabalho da cantora, como está sendo o resultado desse trabalho para você?
PF – Sempre fui muito fã da Taylor, a canção ficou linda e graças a Deus já está entre as músicas mais tocadas de todo o Brasil.

– Agora, em fevereiro, você gravou uma participação também no DVD do cantor colombiano Juanes, como foi essa parceria e o que os fãs podem esperar para este ano? Mais parcerias internacionais/nacionais?
PF – Foi uma parceria incrível, ele é um grande cantor, a música ficou perfeita. Em breve anunciaremos novas parcerias, mas ainda são surpresas.

– Qual o seu recado para os milhares de fãs que te acompanham?
PF – Gostaria de agradecer a todos pelo carinho e mandar um super beijo!

Novidades – Trecho inédito de nova canção de Paula Fernandes cai na net

Vídeo com trecho da gravação de “Eu sem você” é divulgado nas redes sociais e música tem pré-lançamento no iTunes

A partir de 24 de abril, a nova música de Paula Fernandes, “Eu sem você”, estará disponível para venda em primeira mão na iTunes Store (http://www.apple.com/br/itunes/). A canção, parceria de Paula com Zezé Di Camargo, também ganhará as rádios de todo o Brasil na mesma semana.
O novo disco foi gravado em Belo Horizonte sob produção musical de Márcio Monteiro e traz as criações mais recentes da cantora mineira após o grande sucesso do álbum “Paula Fernandes Ao Vivo”, que teve mais 1,7 milhões de cópias vendidas.
A Universal Music acompanhou a gravação do novo CD e divulgou na Internet o primeiro teaser com imagens de Paula no estúdio, a um mês do lançamento do novo trabalho.

Clique e confira.

Mais informações sobre a Paula Fernandes:

http://www.paulafernandes.com.br

http://www.twitter.com/paulafernandes7

http://www.facebook.com/paulafernandesoficial

Veja também

Show Discopraise – Palavra Som & Poder

No último dia 17 ocorreu no Itatiba Esporte Clube o show de lançamento do novo …

Deixe uma resposta