Home / Cultura / Peça ‘Galileu Galilei’, com Denise Fraga, será apresentada em Itatiba no dia 28

Peça ‘Galileu Galilei’, com Denise Fraga, será apresentada em Itatiba no dia 28

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria do Circuito Cultural Paulista da Secretaria de Cultura do Estado, apresenta em Itatiba a Peça ‘Galileu Galilei’, com a atriz Denise Fraga. A peça será encenada, em apresentação única, no Teatro Ralino Zambotto no próximo sábado, dia 28 de novembro, às 20h.

Os convites estarão disponíveis a partir da próxima terça-feira, dia 24 de novembro, e deverão ser trocados por 1kg de alimento não perecível, no Museu Municipal ‘Padre Lima’ (Praça da Bandeira, 122 – Centro). Os alimentos arrecadados serão encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) que repassará às entidades de Itatiba. O FSS pede que as pessoas verifiquem o prazo de validade dos produtos doados.

“O espetáculo possui duração de 2h20 e possui classificação etária de 12 anos. Pedimos a colaboração do público que prestigiará a peça que respeitem a classificação etária e também o horário do espetáculo”, disse o Secretário de Cultura e Turismo, Prof. Dr. Luís Soares de Camargo.

Dirigido por Cibele Forjaz, a peça desvenda o fazer teatral diante do público, com atores que manipulam o cenário e fazem a contrarregragem, totalmente disponível artisticamente para contar a história que Brecht reinventou, trazendo à cena uma profusão de formas, conceitos, parodias grotescas, cenas pungentes, emoção e muito riso, um estranhamento carnavalizado com a intenção de, talvez, criar um espetáculo genuinamente épico brasileiro.

Brecht coloca em xeque o herói, seu significado social, a discutível necessidade de sua existência numa sociedade que compromete sua liberdade em seus inevitáveis jogos de poder. Com isso, chama toda a plateia para compartilhar de sua questão.

Na trama, o cientista Galileu, interpretado por Denise Fraga, passa a defender e propagar a ideia de que o Sol é o centro do Universo e a Terra se move e gira em torno dele, enfrentando o posicionamento contrário da Igreja. Na Itália do século XVII, o apaixonado estudioso torna-se uma ameaça a quem não aceita os fatos e logo cai nas garras da Santa Inquisição. Perseguido e ameaçado de tortura, é obrigado a negar suas ideias publicamente. Somente em 1992, mais de três séculos após a sua morte, a Igreja reviu o processo da Inquisição e decidiu pela sua absolvição.

A apresentação possui texto de Bertolt Brecht, Direção Artística de Cibele Forjaz, Direção de Produção, José Maria, Dramaturgia por Christine Röhrig, Cibele Forjaz, Maristela Chelala e Denise Fraga e no com o elenco: Denise Fraga, Ary França, Lucia Romano, Théo Werneck, Vanderlei Bernardino, Maristela Chelala, Jackie Obrigon, Luís Mármora, Silvio Restiffe e Daniel Warren.

Veja também

Show Discopraise – Palavra Som & Poder

No último dia 17 ocorreu no Itatiba Esporte Clube o show de lançamento do novo …

Deixe uma resposta