Últimas Notícias
Home / Beleza / Perda auditiva: como identificar e tratar

Perda auditiva: como identificar e tratar

Dra. Ana Claudia
Fonoaudióloga – CRFa: 2-12632
Especialista em Audiologia Clínica

Quando acontece a perda auditiva, na maioria das vezes, é de forma lenta e progressiva. Pode ser causada por vários fatores, mas envelhecimento e exposição excessiva ao ruído são as causas mais comuns. Perder a audição com o avanço da idade é uma consequência natural, mas também pode ocorrer como resultado de outros fatores como: doenças ou infecções do ouvido; síndromes, tumores na cabeça ou malformações congênitas; medicamentos ototóxicos; hereditariedade; contato excessivo com produtos químicos entre outros.

Identificar a perda de audição nem sempre é simples para o indivíduo. Inicialmente pode ser confundida com desatenção, perda de memória e até mesmo doenças degenerativas. A principal queixa é de não entender alguns sons, o famoso “escuto, mas não entendo”. Os familiares e amigos mais próximos é que costumam perceber que algo não está indo bem, surgindo questionamentos sobre uma provável alteração na audição.

Veja algumas situações que podem indicar que você está perdendo a audição:

• Não entender direito o que é falado ao telefone ou em lugares barulhentos;

• Achar que as pessoas falam baixo demais;

• Necessidade de aumentar muito o volume da TV ou rádio;

• Pedir com frequência que as pessoas repitam o que disseram;

• Não conseguir ouvir sons que as outras pessoas da casa ouvem;

• Presença de zumbido;

• Constrangimento frequente por não entender o que foi falado.

Desta forma, o indivíduo com a perda de audição acaba deixando a comunicação de lado, afastando-se do convívio das pessoas queridas e de fazer atividades que lhe tragam alegria. Portanto, é preciso reagir de forma rápida para que a qualidade de vida seja mantida.

É possível identificar a presença da perda através da Avaliação Audiológica, que é realizada por um fonoaudiólogo. Este encaminhará ao otorrinolaringologista para diagnóstico e conduta. Caso seja indicado o uso de aparelho auditivo, ele retornará ao consultório para seleção e adaptação. Quanto antes a perda for diagnosticada e tratada melhor será a resposta do organismo aos novos estímulos.

Através de uma entrevista detalhada, pode-se identificar qual o modelo e nível tecnológico que melhor irá se adaptar ao seu estilo de vida e proporcione uma melhora significativa na qualidade dos sons. No momento da adaptação, é de suma importância que o paciente esteja acompanhado de algum familiar, para que ele transmita ao restante da família o quanto o processo de adaptação leva tempo e exige paciência e compreensão de todos.

Atualmente, os aparelhos auditivos estão cada vez mais sofisticados, tanto esteticamente quanto na qualidade sonora, proporcionando melhor conforto e satisfação na melhora da audição graças ao grande avanço tecnológico e ao acompanhamento com fonoaudiólogo especializado.

Dentre tantos recursos existentes nas próteses auditivas, podemos destacar Programas Automáticos, ajustando a regulagem do aparelho para cada ambiente frequentado e a necessidade do indivíduo; Estética para deixá-los cada vez menores e confortáveis; Microfones Direcionais, que permitem melhor captação dos sons de fala e redução da amplificação do ruído ambiental; Clareza e Definição da fala para melhora significativa do entendimento; Gerador de Som para habituação e melhora do zumbido; Conectividade com celular e/ou TV proporcionando mais audibilidade; Opções com baterias recarregáveis, mais liberdade e praticidade.

Contudo, pretendemos retomar o indivíduo ao convívio social, devolvendo a alegria de viver e a interação com o mundo a sua volta, de forma plena e ativa.

Para saber mais:

Dra. Ana Claudia Evangelista Savietto Atolino
Clínica Dian
Rua Atílio Lanfranchi , 661
Tels.: 4524-8854/ 4534-1356
Alto de Fátima – Itatiba/SP
e-mail: anaclaudiafono@gmail.com

 

Veja também

Baile de Máscaras – Cobertura Padovani Fotografias

Acompanhe a cobertura que nosso querido fotógrafo Alexandre Padovani fez de nosso último evento, o luxuoso …

Deixe uma resposta