Home / Amor ao próximo / Peruqueria do FSS aceita doações de cabelo para a confecção de perucas

Peruqueria do FSS aceita doações de cabelo para a confecção de perucas

Como parte da campanha ‘Itatiba + Rosa, Um Toque Pela Vida!’, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Itatiba está aceitando doações de cabelos, perucas de cabelo verdadeiro e apliques, que serão transformados em perucas para serem doadas às mulheres com câncer. “Em uma iniciativa inédita, neste ano, temos como novidade na campanha Itatiba + Rosa, a Peruqueria. Com o apoio da nossa madrinha Vanda, do salão da Wandda´s Fashion Hair, realizamos uma importante ação que visa a melhoria da autoestima das mulheres que passam pelo difícil tratamento contra a doença”, comentou a Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, Profª. Cássia Helena Benaglia Fattori.

Os interessados em colaborar com a Peruqueria do FSS podem cortar o cabelo no salão de sua preferência. É preciso 15cm de cabelo para fazer a doação. O cabelo deve ser entregue na sede do Centro de Convivência ‘Ângela Lygia Parodi Scavone’, no Jardim Vitória, onde voluntárias confeccionam as perucas. Aos que preferirem, a madrinha da Peruqueria, Vanda Gava de Oliveira, do salão Wandda´s Fashion Hair, trabalhará na próxima quarta-feira, dia 28 de outubro, somente com cortes para doações. “Marcamos um dia no mês onde todas as funcionárias trabalham com as doações. As interessadas podem ligar no 4894-8014 e agendar um horário para a realização do corte de 15cm de cabelo, que é gratuito. Caso a cliente queira fazer outro corte, após a doação, será cobrado a parte”, comentou Wanda.

O FSS realiza na sede do Centro de Convivência, no Jardim Vitória, uma oficina ministrada pela madrinha da campanha para ensinar as voluntárias a preparar e confeccionar as perucas. As atividades são realizadas às segundas-feiras, a partir das 14h. “Existem muitas pessoas que doam os cabelos e como eu já tinha experiência com a venda e confecção de perucas, fiz contato com a Profª. Cássia e com o Fundo Social para nos engajarmos nessa campanha e colaborarmos com essas mulheres que enfrentam o câncer. Demos o ponta pé inicial já no último mês de setembro”, completou Vanda. O FSS também está aberto para receber novas voluntárias que queiram ajudar na confecção das perucas. As interessadas devem procurar o Centro de Convivência.

Por meio da parceria, o FSS possui duas perucas prontas, que serão destinadas para as mulheres que necessitam, que também podem procurar o Centro de Convivência. “As perucas que estão em produção passarão por um processo de lavagem e hidratação. Para as pessoas que trouxerem o cabelo, ou até mesmo que vão cortar nos salões a recomendação é que eles sejam lavados antes do corte. Até o momento recebemos seis doações”, frisou Vanda.

A moradora da Vila Centenário, Gilvanete Volpini da Silva, de 30 anos, é uma das doadoras de cabelo e também é voluntária na confecção das perucas. “Resolvi doar o cabelo, pois sou paciente oncológica. Tive câncer de colo de útero e, por conhecer a dor das mulheres que perdem o cabelo, resolvi me engajar nesta luta também. A maioria das mulheres não usa a peruca pois é um acessório muito caro. Parte do processo de cura do câncer está na melhoria da autoestima da mulher. Passei por isso e hoje estou aqui ajudando nesse projeto. Estou me sentindo muito bem comigo mesma”, disse a voluntária Gilvanete.

Atendimento Psicológico
Além de buscar a melhoria da autoestima dessas mulheres, o FSS também disponibiliza psicólogo gratuito às mulheres com câncer. “Receberemos as mulheres para que elas se sintam bem. O objetivo é dar apoio e o acolhimento. Essas mulheres não estão sozinhas e serão atendidas separadamente, com respeito e sigilo”, contou a Psicóloga do Centro de Convivência, Maria Sueli Vansan Gonçalves. Para os atendimentos, as interessadas devem entrar em contato com o Centro de Convivência do Jardim Vitória para realizar um agendamento pelo telefone 4594-1677.

Veja também

Itatiba conquista curso de gratuito de Construção Civil

Mais capacitação para Itatiba: na manhã de terça-feira, 19, o Prefeito Douglas Augusto e a …

Deixe uma resposta