Home / Destaques / Porque passear é importante para seu cão

Porque passear é importante para seu cão

Por Bado Siberi

Sabemos que o olfato do cão possui mais ou menos 200 milhões de receptores de odor (como comparação, os seres humanos possuem 5 milhões). Portanto, sair à rua significa acesso a um mundo de cheiros, que irá estimulá-lo mentalmente, evitando assim, o stress e muitas vezes o “mau” comportamento.

Ouvimos muito a frase: meu cachorro arrancou a roupa do varal, destruiu meu chinelo, etc… Geralmente o cão usa essas ações para chamar nossa atenção, ele fica entediado e quer mais contato. O passeio tem um papel muito importante no relacionamento de matilha que predomina no comportamento da espécie. O tempo do passeio nunca deve ser inferior à 30 minutos diários.

O cão que passeia regularmente, tem oportunidade de encontrar outros, o que aumentará a probabilidade de ele ser extremamente sociável. O passeio também auxilia o cão a gastar energia, tornando-o menos sedentário.

Ao passear, o cão estará praticando atividade física, se exercitando, o que traz muitos benefícios fisiológicos, além de evitar a obesidade e suas consequências indesejáveis.

Um ponto muito importante: o cãozinho deve sempre ser conduzido na guia. Nunca é totalmente seguro deixar o cachorro caminhar solto, mesmo em ruas ou bairros tranquilos, pois graves acidentes podem ocorrer.

Lembre-se também que todo o cão deve sempre ter em sua coleira uma placa de identificação, com o nome dele e do dono, além de telefone de contato. Essa medida simples pode evitar a tristeza de perder nosso parceiro.

No estado de São Paulo, em algumas raças o uso da focinheira é obrigatório em locais fechados, são elas: MASTIM NAPOLITANO, PIT BULL, ROTTWEILER, AMERICAN STAFFORSHIRE TERRIER. A lei vale mesmo para os mestiços dessas raças. Para locais abertos, guia curta e enforcador.

Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.” – Victor Hugo

Veja também

Exposição vegana “Animal Sente” ocupa espaço Dito Pinhá até final de Agosto

Conjunto de desenhos e fotografias, além de uma jaula, convidam público a refletir sobre proteção …

Deixe uma resposta