Home / Bem estar / Porque roncamos?

Porque roncamos?

Roncar é considerado uma alteração da respiração.

Janice Lobato
Especialista em fonoaudiologia hospitar CRFA 13630

 

Causado pela vibração das estruturas moles da orofaringe, isto é, estruturas que temos na parte posterior da cavidade oral. Principalmente, o véu palatino (parte mole no final do céu da boca) e a úvula (que muitos conhecem como campainha).

Quando dormimos, especialmente quando deitamos em decúbito dorsal, isto é, de barriga para cima, a língua tende a cair um pouco para trás, estreitando o canal das vias aéreas, e associado a isso, ocorre o relaxamento da musculatura da garganta, causando um ruído, predominantemente inspiratório, típico do ronco.

 

 

 

Existe dois tipos de ronco:

O ronco que chamamos de primário, que é suave, contínuo e acontece esporadicamente. Como nos dias em que tomamos uma bebida alcoólica ou algum tipo de sedativo, por exemplo, fazendo com que ocorra um relaxamento excessivo da musculatura de todo corpo, inclusive dos músculos da garganta.

E existe o ronco secundário, que é o ronco de alta intensidade e que ocorre diariamente. Esse ronco, pode chegar a 85 DB, incomodando os outros moradores da casa.

Neste segundo caso, o ronco merece uma atenção especial, pois pode estar escondendo uma doença grave chamada Apneia Obstrutiva do sono.

Consideramos apnéia obstrutiva do sono (AOS) quando ocorre o fechamento total das vias aéreas por pelo menos 10 segundos. Vale lembrar que, nosso organismo foi preparado para oxigenar o sangue entre 90 e 100 de saturação, e em apnéia, oxigenamos menos o sangue, e isso tem consequências sérias a longo prazo.

Portanto, não desconsidere esse sintoma, que pode ser tratado.

Para saber mais:

Janice Lobato
CRFa 13630
Especialista em Fonoaudiologia Hospitar
Clinica Cetma
Tel.: (11) 4594-5196
Cel.: (11) 99931-5196
janice.lobato@terra.com.br

Veja também

A DUPLA SUCESSO DO MOMENTO SE APRESENTA EM JUNDIAÍ NO PRÓXIMO DOMINGO DIA 26 DE AGOSTO.

Os fãs pediram e a BABEL ARENA vai trazer neste próximo domingo, dia 26 de …

Deixe uma resposta