Home / Destaques / Prefeitura lança Bombeiro Mirim e Juvenil 2017
A Prefeitura lançou o programa Bombeiro Mirim e Juvenil 2017 na última quinta-feira. Fotos: Renato júnior/ PMI

Prefeitura lança Bombeiro Mirim e Juvenil 2017

Na noite da última quinta-feira, dia 16 de fevereiro, foi lançado oficialmente, no Auditório da ETEC Rosa Perrone Scavone, o programa Bombeiro Mirim e Juvenil de 2017. O Programa é oferecido pela Prefeitura de Itatiba, por meio de uma parceria entre o Departamento de Bombeiros da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão com a Secretaria da Educação, reunindo alunos de escolas itatibenses, tanto pública quanto particular.
“Estes 126 jovens que iniciam as aulas vão ter lições que acreditamos serem essenciais, como noções de primeiros socorros e de combate à pequenos incêndios, mas também de disciplina, de obediência aos pais, aos instrutores. Agradeço ao Departamento de Bombeiros, essa profissão tão nobre, em disponibilizar suas horas de folga para instruir nossas crianças e, quem sabe, transformá-las em heróis, como eles mesmos o são”, comentou o Prefeito Douglas.
Além do Prefeito Douglas, participaram do lançamento o Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, João Maioli, o Secretário da Educação, Anderson Wilker Sanfins, os instrutores que acompanharão os alunos, os pais e membros da comunidade.

Neste ano, os pais dos inscritos realizaram a doação de fraldas, que foram destinada para o Fundo Social de Solidariedade. Essas fraldas serão encaminhadas para os participantes do programa Bem Nascer.
“Eu lido com o dia a dia das pessoas, e me importo com as crianças. Elas ficam ociosas e se perdem no mundo virtual. O projeto tem como missão transformar essas crianças em seres únicos e importantes, atribuindo responsabilidades para seu dia a dia – não delegando responsabilidades de adulto, mas as suas próprias. Queremos aproximar família, criança, sociedade, escola, casa e em todos os lugares. Vamos resgatar o valor da família, trazendo a criança com liberdade e segurança, aproveitando o seu momento. Cada um com seu tempo de aproveitamento”, explicou a Bombeiro Auricele da Conceição Oliveira, uma das Coordenadoras do Programa.

O CURSO
O Bombeiro Mirim atenderá, este ano, 74 crianças com idade entre 10 e 14 anos. O objetivo é orientar e instruir corretamente sobre como agir em situações de emergência por meio de aulas teóricas e práticas, além de proporcionar maior integração entre a corporação, escola, família e comunidade.
Durante o curso, que possui a duração de 41 encontros aos sábados, os alunos recebem orientações sobre diversos assuntos além de desenvolverem outras atividades, entre eles: Prevenção e Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Resgate Aquático, Salvamento em Altura, Reciclagem e Arrecadação de alimentos e brinquedos

Este ano, 126 jovens receberão aulas teóricas e práticas relacionados à prevenção de acidentes e outros assuntos.

Já o Bombeiro Juvenil este ano contará com 52 adolescentes, de 15 a 17 anos, residentes em Itatiba e que estejam estudando, estimulando a cidadania em seus participantes. Durante os encontros, também de 41 sábados, os participantes realizam aulas teóricas e treinos de diversas situações, entre elas: Resgate em altura, Resgate aquático, Resgate em ferragens, Atendimento de primeiros socorros e Simulações de combate a incêndio.
Esse ano a novidade fica por conta do ‘Almofadas em Debate’, que abordará assuntos como bullyng, síndromes, entre outros. Todos os alunos aprenderão como evitar pequenos acidentes, seguindo orientações e também passarão a ter um olhar diferente sobre questões de segurança, cidadania, civismo e assistencialismo.
Os aprendizes conhecerão as dependências do quartel do Corpo de Bombeiros, suas viaturas e Central de Comunicação, e também realizarão visitas ao Parque da Juventude e ao Tiro de Guerra. No dia primeiro de julho os estudantes farão uma apresentação especial em comemoração ao Dia do Bombeiro.
As aulas acontecem das 8h as 12h e a Prefeitura fornece para os alunos participantes auxílio transporte, lanche e também os uniformes.

Veja também

Concurso Miss e Mister Itatiba

O TB Eventos do nosso querido Toninho Brunhara realizou esse último final de semana no …

Deixe uma resposta