Home / Beleza / PROCEDIMENTOS PARA O REJUVENESCIMENTO FACIAL

PROCEDIMENTOS PARA O REJUVENESCIMENTO FACIAL

DRA. Ivana Leme de Calaes
Especialista em cirurgia plástica pela SBCP
CRM 134.939

Com o aumento da expectativa de vida, cresceu também a procura por tratamentos visando a prevenção do envelhecimento e a correção dos sinais já instalados, principalmente na face. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para amenizar as indesejadas rugas é a aplicação da toxina botulínica (Botox®), uma das substâncias mais importantes para o rejuvenescimento facial.

A toxina botulínica do tipo A é uma substância derivada de uma bactéria, que bloqueia os sinais nervosos musculares, fazendo com que tais músculos não se contraiam, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A durabilidade dos efeitos pode variar de acordo com a dose aplicada e com o metabolismo de cada paciente, com perda da eficácia do tratamento após 3 a 6 meses da aplicação. Porém para as rugas mais profundas pode ser necessário a combinação de outros procedimentos cosméticos, tais como: peelings químicos, microagulhamento, preenchimentos com ácido hialurônico, uso de laser de CO2 e, em determinados casos, ser associada à ritidoplastia (lifting facial) nos pacientes mais envelhecidos ou apenas à blefaroplastia (cirurgia estética das pálpebras).

O preenchimento é indicado para suavizar as rugas mais profundas e até mesmo fazer a reestruturação da face, com reposição de volumes perdidos com o processo de envelhecimento. Para isso usamos o ácido hialurônico em diferentes densidades, específicas para cada objetivo. A durabilidade dos produtos pode variar de 9 até 24 meses.

A blefaroplastia, por sua vez, tem por objetivo remover os excessos de pele, bolsas de gordura e parte das rugas da região periorbitária, que fazem o olhar apresentar um aspecto triste e cansado. Está indicado após os 35-40 anos de idade e pode ser realizada nas pálpebras superiores e/ou inferiores, dependendo da necessidade de cada caso.

A aplicação do Botox® e o preenchimento podem ser feitas em consultório, sendo procedimentos rápidos e praticamente indolores. Já a blefaroplastia é realizada em hospital, em caráter ambulatorial (alta no mesmo dia), sob anestesia local e sedação. É importante lembrar de informar ao seu médico eventuais problemas de saúde, uso de medicações, possível gestação e tabagismo. Este, aliás, é importante fator acelerador do envelhecimento da pele, bem como exposição solar intensa sem a devida proteção. Consulte sempre um especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esclarecendo todas as suas dúvidas antes de qualquer procedimento.

Onde encontrar:

Dra. Ivana Leme Calaes
Especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP
CRM 134.939

Raquel Rossi Odontologia Digital
Rua Crescêncio da Silveira Pupo, 75 Sala 66
6º andar – Vila Cassaro
Ed. Insider Corporate
Tel.: (11) 4538-0007
ivanacalaes@yahoo.com.br

 

Veja também

Duas histórias e uma só vontade: vencer!

Atletas itatibenses contam suas trajetórias mostram o que é ter foco, força e superação Em …

Deixe uma resposta