Home / Destaques / Profissões em alta em 2012

Profissões em alta em 2012

País começa o ano com cenário otimista para os setores de serviço, engenharia e tecnologia

Por MAIARA LIMA

 

Segundo consultorias especializadas no recrutamento de trabalhadores, o Brasil tem um cenário otimista para a contratação de profissionais neste ano. Com as transformações no panorama da economia mundial e a perspectiva de grandes eventos no país, o surgimento de vagas vai beneficiar principalmente os setores de serviço, engenharia e tecnologia.
Devido aos investimentos em infraestrutura para a Copa do Mundo e Olimpíadas, o segmento de serviços e tecnologia, que já estavam em expansão desde o ano passado, são um dos favoritos ao crescimento também em 2012, assim como setores específicos da sociedade. “Há uma carência nesses diversos setores. No setor financeiro, por exemplo, a área tributária, contábil e business controller (suporte financeiro às áreas de negócio) estarão em alta. O mercado de tecnologia também continuará aquecido, principalmente para os cargos relacionados à programação, desenvolvimento de sistemas e gestão de serviços”, afirma Paulo Lot Júnior, coordenador do NEP – Núcleo de Empregabilidade e Atendimento Psicopedagógico da USF.
Frente a essas mudanças no mercado de trabalho, surge uma grande demanda para cargos gerenciais, com trabalhadores que consigam se adaptar a cenários e situações diferentes e que saibam lidar com pressão. “Com a globalização dos mercados e a necessidade de competitividade das empresas, que estão passando por constantes transformações, devido ao seu dinamismo, além da crise na Europa, o fortalecimento da Economia no Brasil, o advento da Copa do Mundo e as Olimpíadas, entre outros fatores, há uma demanda, cada vez maior, por profissionais que saibam gerenciar riscos, que possuam capacidade analítica e busquem constantemente a inovação,” ressalta Paulo.
Engenheiros de meio ambiente ou do mercado de energias renováveis, assim como engenheiros mecânicos para o mercado de óleo e gás também são beneficiados. “Com o ritmo acelerado do pré-sal e com foco em sustentabilidade estarão em destaque os engenheiros dos mercados de energias renováveis e meio ambiente. A Copa do Mundo de 2014 e o Programa de Aceleração do Crescimento do governo também necessitam de engenheiros de grandes obras de infraestrutura”, afirma o coordenador.

De acordo com o especialista, a demanda por profissionais deve se manter aquecida e o nível de qualificação exigido será cada vez maior em 2012. Confira outras profissões que estarão em alta neste ano:

  • Arquiteto de Tecnologia ou Programadores (plataforma Java para dispositivos móveis) que possuam conhecimento de tecnologias para plataforma mobile, aplicação do desenho estrutural tecnológico da companhia e busca por inovação.
  • Gestor de marketing digital ou de comunicação com ênfase em plataformas digitais, conhecimento do mercado digital, experiência em marketing ou comunicação e domínio das mídias sociais.
  • Gestor de auditoria com expertise para cumprimento de normas legais, políticas e diretrizes estabelecidas pelos negócios e informações gerenciais relevantes para a tomada de decisões.
  • Gestor de Pessoas/Business Partner (RH) com capacidade para dar suporte a todas as necessidades da área: recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento e projetos específicos.
  • Gestor comercial para alta renda em bancos ou bens de consumo com conhecimento do mercado de investimento para alta renda, luxo e serviços associados.
  • Gestor/coordenador/técnico de crédito ou de riscos para avaliação e redução de riscos em um cenário macroeconômico global muito volátil.

.

Veja também

Festa Q Hollywood – Cobertura Padovani Fotografias

Confira as fotos incríveis que nosso fotógrafo fez da festa Q Hollywood, que aconteceu no …

Deixe uma resposta